Faerj apresenta proposta para remunerar produtores que possuem APPs

Associar a produção agrícola do estado com respeito à natureza, através da remuneração de quem preserva o meio ambiente. Essa é a proposta da Faerjapresentada nesta quinta-feira (17/06) ao deputado Rogério Cabral durante reunião da Câmara Setorial de Agronegócios.

Associar a produção agrícola do estado com respeito à natureza, através da remuneração de quem preserva o meio ambiente. Essa é a proposta da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca apresentada nesta quinta-feira (17/06) ao deputado Rogério Cabral (PSD) durante reunião da Câmara Setorial de Agronegócios do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado.

O estudo, apresentado pela federação, sugere uma alteração na Lei 5.100/2007, que institui o ICMS Verde, de forma a transformar o produtor rural em prestador de serviço ao Meio Ambiente. "No decreto que regulamentou a Lei 5100/2007, não foi incluída a Área de Preservação Permanente (APP) como item a ser contabilizado pelo município como passível de recebimento de uma proporção do ICMS Verde. Nossa proposta é incluir a possibilidade de o produtor rural ser remunerado por cuidar de suas APPs", afirmou Leopoldo Erthal, da Faerj.

Segundo o presidente da Faerj, Rodolfo Tavares, não há nenhum risco de a prefeitura comprometer recursos que já são insuficientes. "A proposta aumenta a receita do município com a criação de novas áreas de preservação”.

O deputado Rogério Cabral afirmou que se reunirá com os membros da Comissão de Agricultura para debater esta proposta. “O nosso agricultor precisa realmente de apoio. Nossa agricultura tem aumentado no volume e, apesar dos avanços que tivemos no estado e os investimentos feitos pela secretaria de agricultura, está diminuído a quantidade de produtores pelas dificuldades encontradas. Vamos estudar melhor a proposta e debater com os deputados da Casa, que estão muito mais sensíveis atualmente para este tema”, disse o deputado Rogério Cabral (PSD), presidente da Comissão de Agricultura da Alerj.