Experiência japonesa de recuperação de áreas degradadas será debatida em seminário

Kazuhiko Takemoto, pesquisador da Universidade das Nações Unidas e vice-ministro para assuntos globais ambientais do ministério japonês do Meio Ambiente vai apresentar a Iniciativa Satoyama. O evento acontece nesta sexta, 27/04 às 9:30h no auditório do Sebrae-RJ.

Nesta sexta-feira, 27 de abril, às 9h30, o pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas, Kazuhiko Takemoto, apresentará sua experiência como vice-ministro para assuntos globais ambientais no ministério japonês do Meio Ambiente em recuperar áreas degradadas. Conhecida como Iniciativa Satoyama, o projeto tem como base o esforço conjunto de governos, universidades, institutos de pesquisa, associações empresariais e organizações, para desenvolver ações ambientais, políticas públicas para recuperar o meio ambiente, gerando emprego para a população local e desenvolvimento da economia da região. O evento, que será realizado no auditório do Sebrae-RJ, centro do Rio, contará, ainda, com a presença de Áurea Tanaka, colega de Takemoto na Universidade das Nações Unidas.

Sob o título “A Iniciativa Satoyama: um modelo para o desenvolvimento sustentável regional”, o evento é uma iniciativa conjunta do Sebrae/RJ, do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro e do Centro Regional de Expertise- Rio de Janeiro, vinculado à Universidade das Nações Unidas. "O seminário é parte de um conjunto de atividades que visa a oferecer subsídios para a elaboração de projetos de apoio à recuperação de municípios do Estado do Rio de Janeiro que tenham sido assolados por desastres naturais, como no caso da nossa Região Serrana, ou estejam sofrendo danos ambientais significativos, como ocorre em diversos municípios da Costa Verde", explica o presidente da Redetec, Paulo Alcântara Gomes.

Foram convidados parlamentares, representantes das entidades que compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, gestores municipais e representantes do Governo. "O desafio de recuperar o meio ambiente e manter ativa a economia é mundial. E no Rio de Janeiro, muitos municípios comungam dele. Este encontro vai permitir uma troca de experiências sobre modelos de desenvolvimento vitoriosos”, explica o presidente do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro e da ALERJ, deputado Paulo Melo.

Para confirmar presença basta ligar para o telefone 21 35757979 ou pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Iniciativa Satoyama: um modelo para o desenvolvimento sustentável regional”

Data: 27 de abril

Horário: 9h30 às 12h

Local: Auditório Sebrae/RJ - Rua Santa Luzia, 685, 9° andar. Centro - Rio de Janeiro