Secretário diz em evento do Fórum que Rio terá distrito verde pioneiro

O Estado do Rio de Janeiro terá o primeiro distrito verde do País. A área abrigará dez empresas voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias destinadas à economia verde e será instalada na Ilha de Bom Jesus, ao lado do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Governador.

 

O Estado do Rio de Janeiro terá o primeiro distrito verde do País. A área abrigará dez empresas voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias destinadas à economia verde e será instalada na Ilha de Bom Jesus, ao lado do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Governador. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16/04), pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). No encontro, foram discutidas ações dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário que serão apresentadas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

“Além do distrito verde, teremos a Bolsa Verde de Ativos Ambientais, que vai permitir baratear o custo da redução de dióxido de carbono (CO2) das empresas”, contou o secretário. Ele disse também que já está em andamento uma série de iniciativas sustentáveis nas comunidades com Unidade de Polícia Pacificadora (UPPs). “Exemplo disto é a Fábrica Verde do Complexo do Alemão, que também será inaugurada na Rocinha, para a redução do impacto ambiental causado pelo lixo tecnológico”, salientou. Para o deputado Edson Albertasi, que presidiu o evento, a Alerj deu um passo importante no momento em que o mundo discute o meio ambiente. “Este evento deu-nos a possibilidade de alinhar as agendas e as iniciativas”, ressaltou.

O setor de Transportes também pretende apresentar projetos com novas tecnologias. O secretário da pasta, Júlio Lopes, contou que uma parceria com a empresa Mercedes foi firmada para mudar, geneticamente, a cana-de-açúcar e transformá-la em óleo diesel de alta qualidade. “Um dos projetos mais importantes que vamos apresentar durante a conferência é o programa de diesel de cana. Nele, apresentamos toda uma evolução da tecnologia da extração do combustível, a fim de que se possa retirá-lo da cana. Trata-se de uma importante revolução tecnológica que será apresentada para toda a indústria automotiva do mundo e com perspectiva de uma melhora enorme na combustão dos motores”, defendeu.

Ele acrescentou ainda que será apresentado durante a conferência um programa de gás desenvolvido em convênio com a Bosch e a Volkswagen. “Será um kit que, instalado em motores a combustão, vai permitir a troca da queima para 85% a gás e 15% a diesel, o que é um avanço enorme na redução da poluição”, anunciou.

A mudança de consciência do Poder Judiciário foi ressaltada como fundamental pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos. “Todos os nossos prédios terão tetos verdes, sistema de captação de águas, limpeza de solos e bicicletários. Temos feito campanhas também a fim de promover economia de água, papel e etiqueta, por exemplo. Quanto menos gastarmos, mais recurso sobra para que o Executivo possa atender melhor a população”, destacou.

Também estiveram presentes o deputado Paulo Ramos; o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner; o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado, Rodolfo Tavares; e a subsecretária de Estado de Planejamento e Gestão, Claudia Uchôa.

(texto de Vanessa Schumacker)

  • IMG_3300
  • IMG_3303
  • IMG_3406
  • IMG_3490
  • IMG_3494
  • IMG_3497
  • IMG_3511
  • forum_geral_gt_16_04_12
  • forum_jlopes_gt_16_04_12
  • forum_minc_gt_16_04_12
  • forum_prestj_gt_16_04_12
 


Acompanhe a repercussão do evento na imprensa
Veja a cobertura do Jornal da Alerj sobre o evento
Veja a cobertura da TV Alerj sobre a abertura do evento
Veja a cobertura da TV Alerj sobre as palestras
Acompanhe a repercussão do evento na imprensa
Leia a transcrição completa do evento [PDF]
Leia a transcrição completa do evento [PDF]
Leia a transcrição completa do evento [PDF]