Ações do governo para a Rio+20 serão apresentadas em evento do Fórum

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico realiza na segunda-feira (16/04), às 10h, um debate sobre a “Agenda da sustentabilidade: ações do estado para a Rio+20”. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc vai apresentar um documento com ações do governo na Rio+20.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado vai realizar na próxima segunda-feira (16/04), às 10h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, um debate sobre a “Agenda da sustentabilidade: ações do estado para a Rio+20”. Durante o encontro, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, vai apresentar um documento com as atividades que serão realizadas pelo Governo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Além disso, representantes do Poder Legislativo vão discorrer sobre o encontro da cúpula mundial de legisladores, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de junho, e a realização do seminário “Educação e inovação nas sociedades sustentáveis”.


Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e do Fórum, deputado Paulo Melo (PMDB), este é o momento de alinhar as ações de todos os poderes no estado em prol da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “Estamos às vésperas da Rio+20 e precisamos reunir informações sobre o que está sendo preparado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, debatendo as propostas que já existem”, afirma o parlamentar. Também participará do debate o presidente da Comissão de Representação da Alerj para discutir a Rio + 20, deputado Xandrinho (PV).


Foram convidados para a reunião membros da Associação Estadual de Municípios (Aemerj), secretários estaduais que tenham ações que farão parte do chamado “roteiro verde da área da sustentabilidade” e presidentes das entidades que fazem parte do Fórum, dentre outros. A Rio+20 acontece na capital fluminense entre os dias 20, 21 e 22 de junho e vai reunir mais de 190 países. O objetivo da conferência é salientar e assegurar o comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável nos próximos anos.