Fecomércio e Fórum Permanente incentivarão economia criativa

O estímulo à economia criativa deverá ser o principal foco de atuação da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) no Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado durante o ano de 2012. A entidade recebeu nesta quarta-feira (29/02) a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, que apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição criada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). “A federação está conosco desde a criação do Fórum, e é uma das entidades mais participativas. A reunião de hoje foi muito importante pois conseguimos identificar os principais pontos em que a nova diretoria poderá atuar”, afirmou Geiza.

Superintendente de Marketing e Produtos e uma das responsáveis pelos projetos de incentivo à economia criativa da Fecomércio-RJ, Rejane Campos afirmou que a instituição irá atuar fortemente na Câmara Setorial de Economia Criativa do Fórum. “Este é um projeto estratégico da nova diretoria, e esperamos nos comunicar com outras entidades através deste espaço para fortalecer este setor no Rio”, pontuou. “Nós vamos trabalhar dentro do Fórum buscando resultados concretos para o desenvolvimento do nosso estado”, completou Rejane. Economia criativa é um termo usado para nomear modelos de negócio ou gestão que originam atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, em sua maioria atividades do setor de cultura, moda, design, música e artesanato.

Geiza Rocha fez questão de ressaltar a importância do trabalho da Fecomércio-RJ para o lançamento do Caderno de Turismo produzido pelo Fórum, que fez um mapeamento da estrutura existente e das necessidades do estado no setor nos próximos anos. Segundo a superintendente de Relações Institucionais da Fecomércio-RJ, Paula Góes Cavagnari, a nova diretoria continuará comprometida com o trabalho do Fórum. “É muito importante para o sistema Fecomércio participar deste espaço. Temos 61 sindicatos filiados que podem contribuir muito com os assuntos discutidos, e vamos disseminar as discussões levantadas no Fórum entre todos eles”, declarou.

Desenvolvimento Sustentável em pauta nesta quinta-feira

O Fórum realiza nesta quinta-feira (01/03) a primeira reunião da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável no ano de 2012. No encontro começarão a ser discutidos os temas e perspectivas para a conferência Rio +20, com a participação de representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Brasil-Pnuma), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e da própria Fecomércio-RJ, entre outras entidades. A reunião acontece às 10h, no auditório Senador Nelson Carneiro, que fica no sexto andar do prédio anexo ao Palácio Tiradentes.