Estão abertas as inscrições da versão brasileira do Green Project Awards (GPA), uma certificação de reconhecimento internacional para projetos sustentáveis. Podem participar empresas e instituições que tenham essa prática em execução há, no mínimo, três anos. Já reconhecido em Portugal como uma importante referência na área da sustentabilidade, o GPA é promovido pela GCI de Portugal desde 2008 e, no Brasil, pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
'Juntos pelo Brasil' é o tema da primeira edição brasileira do prêmio. O objetivo é mobilizar a população, empresas e entidades com iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à promoção de práticas sustentáveis. As quatro categorias são iniciativas desenvolvidas por jovens (estudantes ou não) de até 24 anos; projetos que já tenham sido tema de dissertação ou publicação científica; produtos ou serviços já concretizados nas áreas de desenvolvimento social, economia, ética e meio ambiente e, por último, campanhas e ações de sensibilização e informação. Na Europa, o 'Green Project Awards' já reconheceu 28 casos de sucesso.
Podem concorrer jovens e estudantes, institutos de ensino e pesquisa, ONGs, associações de classe, empresas, administração pública e administração local. Os vencedores de cada categoria receberão certificações de boas práticas de sustentabilidade. A cerimônia de entrega dos prêmios vai acontecer no dia 19 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.
Os trabalhos premiados serão selecionados por uma Comissão Julgadora constituída por diferentes personalidades do setor e presidida por Marilene Ramos, Presidente do Instituto Estadual do Ambiente – INEA. A auditoria do prêmio será feita pela KPMG.
O período de inscrições vai até o dia 30 de março de 2012 e podem ser feitas pelo site www.gpabrasil.com.br
Facebook: www.facebook.com/GreenProjectAwardsBrasil
Twitter: www.twitter.com/gpa_brasil