A Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) vem expandindo suas coleções de livros desde o final de 2011. Duas das principais bases bibliográficas digitais, a Ebrary e o Journal Storage são exemplos do reforço conquistado, formado por mais de dois mil títulos e mais de nove mil exemplares, além das mais de 300 estantes que vão ser distribuídas entre as 16 unidades da SDC.
A aprovação do projeto Bibliotecas universitárias no Século XXI: “Rede Multidisciplinar para Modernização do Sistema de Bibliotecas da UFF", de autoria da professora Gizlene Neder, resultou na contribuição de recursos. Sandra Coelho, coordenadora de Bibliotecas da SDC, declarou que a verba permitiu contemplar os pedidos que não puderam ser incluídos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade.
A Ebrary transforma arquivos PDF em bases interativas e é assinada pelas principais universidades do país, constituindo-se de várias modalidades de publicação desde obras de referência a manuais e periódicos. Além disso, é uma ferramenta de pesquisa e gerenciamento da informação. Sandra afirma que os “e-books” são a forma mais prática e moderna de acesso ao conteúdo de livros. “Na UFF já temos experiência com esse tipo de material, pois foram adquiridos livros eletrônicos nas áreas de Matemática, Farmácia e Biologia com o apoio obtido dentro do edital da Faperj”, acrescenta.
Para o acesso às bases digitais, serão disponibilizados aproximadamente 38 computadores na Biblioteca Central do Gragoatá, destinados a estudantes, professores e pesquisadores da UFF ou outras instituições de ensino. Quem se interessar deve se cadastrar para conseguir uma senha de acesso.
O projeto, unificado e interinstitucional, é feito em parceria com o Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Mais informações: (21) 2629-2766