Estão abertas até março as inscrições para o Green Project Awards (GPA), prêmio para iniciativas sustentáveis. O GPA é um projeto que já está na sua 4ª edição em Portugal e é organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) e pela GCI Portugal, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria do Estado do Ambiente e Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi lançado agora pela primeira vez no Brasil e seu objetivo é mobilizar a população, empresas e entidades com iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à promoção de práticas sustentáveis.
“O Green Project Awards chega ao Brasil em um momento decisivo para o tema da sustentabilidade, especialmente com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. “Chegou a hora de recompensar a criatividade dos brasileiros na promoção de práticas sustentáveis”, afirmou Domingos Naveiro, diretor do Instituto Nacional de Tecnologia e co-organizador da premiação.
O projeto é voltado para um público variado que vai de jovens a institutos de pesquisa. Poderão participar iniciativas e/ou projetos criados e desenvolvidos por jovens até os 24 anos; produtos ou serviços já implementados nas áreas de desenvolvimento social, econômico, ético e ambiental; campanhas e ações de sensibilização e informação e projetos que já tenham sido objeto de dissertação ou publicação.
Os candidatos poderão efetuar suas inscrições por meio da plataforma digital do GPA e a cerimônia para entrega dos prêmios acontecerá em 19 de junho, no Rio de Janeiro, durante a Rio+20. O GPA já reconheceu 28 casos de sucesso.
O cadastro deve ser feito na página do prêmio, em que um formulário deve ser respondido com informações sobre o projeto.
O processo de candidatura aos Green Project Awards encontra-se disponível à todas as entidades (individuais ou coletivas) através da página http://gpabrasil.int.gov.br/app/index.php/pt/home/