Esta semana parece que o ano vai finalmente começar! O Rio sedia dois grandes eventos de moda, abrindo o calendário brasileiro: o Fashion Rio e o Fashion Business. O Rio à Porter, feira de negócios do Fashion Rio, mudou de lugar e estará na Casa Firjan da Indústria Criativa, em Botafogo. São milhões de reais em negócios sendo fechados, pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo circulando, vendo e sendo vistas. Tendências apresentadas, conceitos explorados. Mas, principalmente, a imagem do Rio de Janeiro sendo reforçada como a Capital da moda.
Por outro lado, as regiões Norte e Noroeste Fluminense e a Serrana - que possui um importante pólo de confecções em Nova Friburgo - estão sofrendo com as chuvas que encontram na falta de infraestrutura e na burocracia para a liberação das verbas para reconstrução das cidades (todas elas já impactadas por eventos ambientais anteriores) um prato cheio. Será que não aprendemos nada ainda?
É preciso tecer as redes da solidariedade, ajudar com materiais emergenciais, mas principalmente não diminuir a importância de retomar por inteiro as atividades. Este ano vamos sediar a Rio +20, uma importante conferência sobre mudanças climáticas. Precisamos mostrar nossa capacidade de reação a estas intempéries e dar o exemplo de como podemos conviver com as mudanças no clima. São muitas vidas em jogo, muitos negócios que vão por água abaixo, muitas vezes sem possibilidade de serem reconstituídos. Todas estas facetas montam a imagem que fazem de nós no exterior. Que permaneça então a imagem de dias ensolarados, de sorrisos estampados nos rostos. Que a solidariedade dos cariocas e fluminenses ajude aos que perderam suas casas e cobre as obras de reconstrução. Vamos ao trabalho!