Alta temporada no Rio de Janeiro deve gerar 2 bilhões de dólares de receita

O Rio de Janeiro receberá cerca de três milhões de turistas, gerando rendas significativas para a economia. Muitos deles chegam em transatlânticos.

 

De dezembro de 2011 a março de 2012, milhares de turistas passarão pelo Rio de Janeiro. A expectativa da Riotur para o período é a de que o Rio receba mais turistas do que no período passado. De acordo com pesquisas, a cidade deve atrair três milhões de visitantes, gerando uma renda de aproximadamente 2 bilhões de dólares para a economia do Estado, superando os resultados anteriores. Do total de pessoas que chegarão à cidade, 2 milhões são brasileiros e754 mil estrangeiros.

Muitos desses turistas chegam em transatlânticos. Segundo cálculo da Associação Brasileira dos Operadores de Turismo Receptivo Internacional (BITO), cada turista marítimo gasta, em média, R$ 580 por dia. A previsão é que, até abril de 2012, 700 mil turistas marítimos cheguem ao Rio. Essa é a maior temporada de cruzeiros já realizada no Brasil. Serão 17 navios no litoral do país, 386 roteiros variados e uma expectativa de 894 mil cruzeiristas.

Com o agravamento da crise na Europa, a tendência é ocorrer uma substituição do turista europeu pelo sul-americano. Isso se deve não somente à crise, mas ao fato do turismo na América do Sul ter crescido mais do que no restante do mundo, incluindo o Brasil. O turismo interno é visto como uma boa opção e oportunidade para conhecer o nosso país e o Rio de Janeiro se consolida como uma rota obrigatória. A temporada promete ser muito boa”, explica o secretário Municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello.

O Estado do Rio de Janeiro pode ter para este ano uma verba histórica para o turismo: R$ 195 milhões, graças aos investimentos, melhoria da imagem e as programações para os próximos anos.