Citigroup faz parceria com o governo do Rio

O governador Sérgio Cabral anunciou parceria com o Citigroup em obras de infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), após encontro com o presidente do banco em Nova Iorque.

O governador Sérgio Cabral anunciou que o Citigroup investirá em obras de infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), após encontro com o presidente do banco em Nova Iorque.

As obras incluirão hospitais, sobretudo na Baixada Fluminense e na Zona Oeste, colégios de ensino médio em áreas carentes,  presídios, reforma e construção de estradas.

O presidente do Citigroup se dispôs a ser parceiro do nosso governo nas PPPs que vamos fazer no estado. Ele conhece a nova lei aprovada na Assembleia Legislativa, pela qual vamos investir R$ 1 bilhão por ano em infraestrutura e, vendo a performance fiscal do nosso governo, declarou-se interessado em financiar essas PPPs. Enfim, temos um novo universo de investimentos com essa lei. E é muito interessante perceber como o Governo do Estado está sendo visto por um banco da dimensão internacional do Citibank. Isso mostra a credibilidade que têm hoje as finanças públicas do Rio de Janeiro” – disse Cabral.

O fundo a que se refere Sérgio Cabral deu mais transparência ao processo do uso do dinheiro a ser acumulado. A lei determina  que exista, anualmente, o plano de aplicação e utilização dos recursos do fundo, que será formado por dotações orçamentárias próprias; auxílios, subvenções, contribuições e doações de pessoas naturais ou entidades públicas e privadas; verbas provenientes do pagamento de inscrição em concursos públicos promovidos pela Assembléia Legislativa do Estado  e de multas impostas pela Alerj a empresas fornecedoras que não cumpram com o contrato, entre outros.

Ainda na viagem, o governador se encontrou com o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Eles trocaram informações sobre  áreas de segurança pública, saúde, transportes, educação e turismo. Cabral convidou o prefeito a participar da conferência ambiental Rio +20, no ano que vem.

"Eu fiz questão de convidar o prefeito Michael Bloomberg para estar presente na Rio + 20. Ele é presidente da C40, uma organização que reúne as 40 maiores cidades do mundo e que debate o desenvolvimento sustentável e é muito importante que este grupo esteja presente na Rio +20, por intermédio do seu presidente" – disse Cabral.

A Rio+20 vai acontecer em junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.