História e fé em roteiro do Rio

A história das igrejas do centro do Rio refletem a fé católica do povo da cidade. Com o passar dos anos, a devoção dos fiéis transformou toscas capelas em grandes igrejas e pequenas igrejinhas em templos suntuosos.

A história das igrejas do centro do Rio refletem a fé católica do povo da cidade. Com o passar dos anos, a devoção dos fiéis transformou toscas capelas em grandes igrejas e pequenas igrejinhas em templos suntuosos. É o que mostra o livro de Jorge Miditieri, Peregrinação Turística a 25 Igrejas do Centro do Rio de Janeiro. O autor reuniu 25 igrejas e nos apresenta, nesse guia, o roteiro de peregrinação, com mapa e detalhes históricos de cada uma delas.

 “A ideia foi fazer uma peregrinação católica em algumas igrejas do centro do Rio. Em outras proporções, mas alusiva ao Caminho de Santiago de Compostela.”, disse Miditieri.

Fazer esse caminho pode ser a oportunidade perfeita para conhecermos um período da nossa história, proporcionando momentos de tranquilidade fugindo do agito do centro urbano.

A próxima Jornada Mundial da Juventude, evento católico que acontece a cada três anos e arrasta milhares de jovens católicos, será em 2013 no Brasil e esse pode ser mais um atrativo turístico para a agenda do evento. Jorge tem a proposta de transformar esse livro em um roteiro turístico, "O visitante teria uma espécie de passaporte, as igrejas dariam um carimbo e o final seria na Catedral Metropolitana", diz ele e acrescenta: “Seria ótimo fazer uma parceria com o Estado, a própria Arquidiocese ou até mesmo agências de viagens.”

O autor está preparando um guia das igrejas de Niterói.