Ranking coloca Rio em segundo lugar

Pesquisa da OMT indica que o turismo na América do Sul cresceu 15% no primeiro semestre, e o Rio de Janeiro, segundo o ranking do Travelers Choice 2011, do site Trip Advisor, conseguiu a segunda colocação dentre os 25 melhores lugares da América do Sul e América Central.

Pesquisa da Organização Mundial do Turismo (OMT) indica que o turismo na América do Sul cresceu 15% no primeiro semestre de 2011 - se comparado ao mesmo período de 2010 -, e o Rio de Janeiro, segundo o ranking do Travelers Choice 2011, do site Trip Advisor, conseguiu a segunda colocação dentre os 25 melhores lugares da América do Sul e América Central para se viajar. O ranking é baseado em comentários de visitantes reais sobre suas experiências em hotéis, restaurantes e atrações turísticas. “Parabéns para a nossa cidade. É mais uma pequena vitória em nossa determinada caminhada rumo ao crescimento da indústria do Turismo em nosso destino”, explica o diretor executivo do Rio Convention e Visitors Bureau, Paulo Senise.

É uma conquista para o Rio de Janeiro ser o 2º melhor destino das América Central e do Sul no Travelers Choice 2011, do site Trip Advisor, pois, como diz o próprio título do ranking, foi resultado de escolhas dos próprios viajantes, que têm no Trip Advisor um espaço para fornecer e colher opiniões e conselhos sobre todo o universo de atividades relacionadas a viagens. Sendo assim, não poderia ser melhor para nossa cidade, pois a indicação vem daqueles que já experimentaram nosso destino. O que estimula outros a virem também, e a engrossar ainda mais o marketing da cidade, já em um momento tão especial com a realização dos grandes eventos esportivos. Com o aumento dessa atração e divulgação, a tendência é o aumento no fluxo de negócios e de visitantes à cidade, o que, por sua vez, acarreta um crescimento econômico considerável, resultante da receita gerada com os novos negócios e os gastos dos visitantes. Toda a cadeia produtiva do Turismo é afetada positivamente”,continua Senise

Nove destinos brasileiros figuram entre os 20 melhores. Florianópolis, Jericoacoara e Búzios estão entre as dez primeiras colocadas do ranking e Morro de São Paulo, Foz do Iguaçu, Salvador, Porto de Galinhas e São Paulo são as demais cidades brasileiras que figuram entre os 20 destinos preferidos mundialmente para se viajar.

A Organização Mundial do Turismo diz ainda que, nos próximos cinco anos, o turismo em países emergentes como o Brasil deve superar os países desenvolvidos. A projeção feita contém previsões de panorama para o setor até 2030.