Rio é eleita a “Cidade do Rock”

Além do anúncio que o Rio de Janeiro receberá novamente, em setembro de 2013, mais uma edição do Rock in Rio - o maior festival de música e entretenimento do mundo -, a cidade foi consagrada como "Cidade do Rock" em pesquisa realizada pela RioTur em parceria com a ESPM.

Além do anúncio que o Rio de Janeiro receberá novamente, em setembro de 2013, mais uma edição do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo, a cidade foi consagrada como "Cidade do Rock" em pesquisa realizada pela RioTur. Segundo o levantamento, realizado em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), para definir o perfil do público frequentador do evento e a opinião dos turistas e cariocas em relação aos serviços prestados durante o Rock in Rio, 58% dos entrevistados garantem que o Rio de Janeiro está preparado para receber eventos desse porte. Dos 652 entrevistados, 17% são turistas e 98% destes afirmam que voltariam ao Rio de Janeiro para o festival.

A pesquisa é uma prova de que estamos realmente no caminho certo. Após 10 anos, conseguimos trazer o festival para a cidade e apontamos para os organizadores a necessidade de termos um festival à altura do Rio de Janeiro. Naturalmente que nos primeiros dias identificamos alguns pontos que não estavam do jeito que queríamos, mas prontamente, tanto o setor de transporte público, quanto o Rock in Rio, nos atenderam. Com essa experiência, agora vamos trabalhar para que 2013 seja melhor ainda”, disse Antônio Pedro Figueira de Mello, secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur.

O perfil médio dos entrevistados é, em sua maioria, de homens, sendo 52%, com idade 27 anos. Em relação à escolaridade, 72% têm nível superior. Do total de entrevistados, 83% moram na Região Metropolitana do Estado e 17% são turistas. Com relação aos turistas, 51% vieram ao Rio com amigos, 19% sozinhos, 15% com familiares e 145 com parceiros (as) ou namorados (as).

Quanto aos serviços da cidade, os pesquisadores perguntaram, na escala de 1 a 5, o que o público achava de itens como: diversão (4,15), alimentação (4,02), informações turísticas (3,36), transporte urbano (3,19), segurança pública (2,91) e limpeza urbana (2,85). Com relação ao sistema de transporte, 58% aprovaram o esquema e 42% desaprovaram.

Há exatos dois anos essa cidade teve chancelada a sua virada quando foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e, agora, com o encerramento do festival vivemos a feliz coincidência de anunciar que o Rock in Rio voltará à cidade em 2013. Sabíamos que as Olimpíadas trariam muitas transformações e deixariam legados para a população e para a cidade. O Parque dos Atletas (local onde funciona a Cidade do Rock) é um desses legados e, em 2013, já vamos ter o primeiro BRT (sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em corredores exclusivos) pronto e funcionando, facilitando a chegada das pessoas à Cidade do Rock”, explicou o prefeito Eduardo Paes.