Economia e Desenvolvimento local

A retomada pelo Estado de territórios antes ocupados pelo tráfico não gera mudanças apenas na sensação de segurança. Ela muda a economia local. Recentemente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário implantou o CDD. Leia mais.

A retomada pelo Estado de territórios antes ocupados pelo tráfico não gera mudanças apenas na sensação de segurança. Ela muda a economia local. Recentemente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro implantou, junto com os moradores da Cidade de Deus, o CDD, moeda social que tem o mesmo valor que o Real e tem como objetivo reter o dinheiro na comunidade e ajudar a impulsionar novos investimentos. Contendo a imagem de notáveis da localidade, a moeda agrega valores e identidade local como instrumentos para gerar uma nova economia, baseada na cooperação e na troca de produtos e competências de cada um dos que ali habitam.

Se a moeda social vai dar certo na Cidade de Deus depende de uma série de fatores. A adesão por parte dos moradores é um deles. Mas só o otimismo que as iniciativas complementares como o Alvará já e ações que tem estimulado a formalização estão causando, mostra que o caminho para tornar permanente este legado passa necessariamente pela Economia. Tratamos deste tema recentemente no programa Rio em Foco em que debatemos o Comércio Justo.

A liberdade de ir e vir devolveu o ânimo aos moradores também para ampliar negócios e tirar o sustento do local em que vivem. O estado chegou trazendo melhorias na infraestrutura e retomando os serviços que antes eram interrompidos pelo tráfico. Cabe a todos nós cuidar para que este patrimônio não se perca. Para isso precisamos, antes de tudo, ajustar nosso olhar para entender as identidades que afloram daquele território e reconhecer o potencial contido ali. Com o Estado fornecendo os serviços básicos e permitindo a inclusão destes cidadãos no cotidiano da cidade fica mais fácil fazermos este exercício. Que venham outras iniciativas neste sentido. Para encarar o desconhecido é preciso ousar!

Geiza Rocha é jornalista e secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho.