Rio de Janeiro surpreende em mercado de franquias

O setor de franquias do Rio superou todas as expectativas e cresceu 20,4%, faturando R$ 76 bilhões. Hoje, são quase duas mil marcas atuando no país, com um total de 86.365 unidades franqueadas. Foi o que revelou o balanço de 2010 divulgado pela ABF no Rio Franchising Business 2011.

O setor de franquias do Rio de Janeiro superou todas as expectativas e cresceu 20,4%, faturando R$ 76 bilhões. Hoje, são quase duas mil marcas atuando no país, com um total de 86.365 unidades franqueadas. Foi o que revelou o balanço de 2010 divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no Rio Franchising Business 2011, evento realizado no Riocentro. O encontro confirmou o momento positivo do Rio de Janeiro no cenário nacional e mundial.

O levantamento do sistema de franquias no estado e o desenvolvimento de metodologia para atender este setor são metas do convênio celebrado entre o Sebrae/RJ e a Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio). Com a parceria será possível ainda detectar as principais falhas no sistema e definir as ações que precisam ser tomadas em prol do setor. “O convênio é importante para desenvolver a atividade, que tem grande número de micro e pequenas empresas, sobretudo no estado do Rio, que ocupa o segundo lugar do ranking nacional”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio de Janeiro, Jésus Mendes Costa.

Para se ter uma ideia, a expectativa é que, atualmente, o Rio de Janeiro ocupe o segundo lugar no ranking nacional de franquias. “Das duas mil marcas nacionais, 12% concentram-se no estado. São 10 mil unidades franqueadas de um total de mais de 86 mil”, informa a Agência Sebrae de Notícias.