Alerj apoia VII seminário de exportação na Associação Comercial do Rio

O presidente da AEB, José Augusto de Castro, abriu a palestra do VII seminário ExportAção. "O Brasil tem cerca de 4 milhões de empresas instaladas e apenas 19 mil empresas exportadoras. O número de empresas que importa é o dobro das empresas que exportam".

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, abriu a série de palestras do VII seminário “ExportAção”, realizado com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no Centro de Convenções da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Centro da capital, com o tema “A Exportação via Comércio Eletrônico”. Em sua palestra, Castro apresentou os motivos e benefícios para que os empresários brasileiros passem a exportar mais. “Exportar é um desafio e uma solução para as empresas brasileiras. Hoje, deveríamos exportar muito mais. Temos espaço para crescer. O Brasil tem cerca de 4 milhões de empresas instaladas e apenas 19 mil empresas exportadoras. O número de empresas que importa é o dobro das empresas que exportam”, lembrou Castro.

Ouça na Rádio Alerj

O presidente da AEB apontou as melhorias financeiras, o marketing, a qualidade, a operacionalidade e a ampliação de mercado como grandes benefícios para as empresas que querem exportar. Segundo o palestrante, o cenário mundial conta com fusões e incorporações constantes, com exportadores mundiais cada vez mais agressivos e com desenvolvimento tecnológico crescente. “Exportação não pode ser temporária. Deve ser planejada e regular. As empresas devem definir os mercados-alvo, avaliar objetivos e lembrar que os mercados são diferentes no resto do mundo. Os preços devem ser em função do mercado e nunca devemos definir preços de exportação pelo mercado interno”, orientou.

Ele deixou ainda mais uma dica em seu depoimento: “Conquistar o mercado é muito importante, mas difícil. Manter esse mercado é mais difícil ainda. Para isso, é indicado exportar regularmente, pelo menos 1% da produção. Esse é um excelente teste para sua empresa saber se a estrutura está de acordo. Exportando sempre 1%, você passa a ser conhecido e ganha experiência, prática e confiança do mercado externo”, concluiu. O VII seminário “ExportAção” também contou com palestras do gerente de Assessoria Internacional do Sebrae/RJ, Marco Hupe; do presidente da Federação das Câmaras da América do Sul, Darc Costa; e do vice-presidente Executivo da AEB, Fábio Faria.

(texto de Raoni Alves)