Fórum aborda a importância do Design e abre mostra no Palácio Tiradentes

“É preciso ser diferente, criativo, inteligente e inovador”. Essas palavras foram consenso entre os participantes da abertura da Rio + Design, exposição sobre a produção do design desenvolvido no estado, que ficará no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), até 30 de setembro.

“É preciso ser diferente, criativo, inteligente e inovador”. Essas palavras foram consenso entre os participantes da abertura da Mostra de Designers do Rio de Janeiro, a Rio + Design, exposição sobre a produção do design contemporâneo desenvolvido no estado, que ficará no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), até 30 de setembro. O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), participou do evento, nesta terça-feira (13/09), e aproveitou para salientar o que chamou de grande momento econômico do estado aliado “à força e ao talento do povo fluminense”.

 

“O design é um complemento do processo de industrialização e de consumo. Você vai às lojas mais simples e encontra trabalhos de designers renomados. Hoje, estamos exportando nossas criações. É a prova cabal da criatividade do povo brasileiro e das oportunidades que se apresentam no Estado do Rio”, comentou Paulo Melo, ao abrir a série de palestras sobre o tema. Designer, sócio e diretor de Criação da Crama Design, Ricardo Leite falou sobre “As tendências do design para o mundo e para o Rio” e comentou como o estilo carioca ajuda a desenvolver o setor no território fluminense.

 

“Nunca se falou tanto em inovação, pois, sem diferenciação, não se tem força e nem valor. Em uma visão simplista, o design junta inteligência com aquilo que se pode ver. O setor deixou de ser um simples criador de embalagem para trabalhar na ideia e no conceito. O Rio já é um polo de atração e inteligência, pois ser carioca é viver todos os dias no cenário mais maravilhoso do Brasil, é saborear experiências que não existem em nenhum outro lugar do planeta”, avaliou Leite.

 

Para o designer Guto Indio da Costa, diretor da empresa Índio da Costa AUDT (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte)“o Rio de Janeiro deve fazer uso de suas vantagens naturais para atrair capital criativo e entrar na economia do futuro”. Segundo Guto, não estamos mais na revolução industrial, mas na revolução criativa. “É a primeira vez na história que uma empresa criativa vale mais do que a maior empresa de petróleo do mundo”, disse, citando a Apple. “Temos que nos dar conta de que o nosso foco deve mudar. Se as estimativas estiverem corretas, até 2015, o Brasil estará exportando 2 bilhões de barris de petróleo por dia, somando um lucro de US$ 200 milhões, também diários", afirmou, ressaltando a importância de reverter esse lucro em benefícios na educação, saúde e infraestrutura.

 

O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), parceiro da Alerj e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços na realização da mostra, também esteve representado na abertura pelo seu vice-presidente, Carlos Fernando Gross. “Um design bem desenvolvido valoriza qualquer produto. A Firjan está atenta a essa tendência para desenvolver o trabalho criativo desses artistas”, destacou.

 

Os designers

 

Mais tarde, durante coquetel no Salão Nobre, outros designers deram sua visão sobre a mostra. Para Angela Carvalho, que criou e desenvolveu o primeiro ventilador de teto em plástico injetável reciclável do mundo, a exposição é um exemplo de respeito e reconhecimento aos profissionais do setor. “É gratificante, depois de 17 anos no mercado, poder expor este clássico do design que tanto tem inspirado os outros de seu segmento. O ventilador Aliseu é um produto útil e que está alcance do grande público consumidor”, reforçou.

 

O designer Gilson Martins, responsável pela linha de bolsas criadas com representações da iconografia carioca, emocionou-se ao ver suas obras ocuparem um local de valor histórico como o Palácio Tiradentes. “O Rio está se descobrindo e reencontrando os templos de suas tradições. Essa exposição aqui na Alerj é o design contemporâneo dentro do design clássico. A simplicidade do que é ser carioca vem da própria geografia e motiva nosso povo a ser tão alegre e receptivo. O design dessa geografia colabora para essas características e é o que tento representar no meu trabalho”, explicou.

 

A “bancada membeca”, de Rodrigo Calixto e Guilherme Sass, foi planejada a partir da encomenda de um pai que pretendia aumentar a interação entre os filhos pequenos. A mesa é formada por 12 placas de diferentes tipo de madeira, com o nome de cada um desses tipos gravado nelas, além de ter nichos em tecidos para lápis, pincéis e outros objetos. “É uma alternativa para manter as crianças juntas. Elas podem aprender sobre as árvores e usar os espaços vazios para brincar”, garantiu Sass.

 

A “Mostra de Designers do Rio de Janeiro” surgiu a partir do programa “Rio é Design” e visa a estimular o ensino de design e a desenvolver atividades que vão desde a elaboração de um banco de dados para o setor à coordenação e à realização de mostras, exposições e encontros com o Grupo Consultivo de Design no estado e no exterior. O público que visitar a exposição, assinada por 28 designers e escritórios, dentre eles nomes de destaques como Sérgio Rodrigues, Antônio Bernardo, Zanini de Zanine, H Stern e Guto Índio da Costa, poderá ver 59 peças.

 

  • IMG_3410
  • IMG_3464
  • IMG_3478
  • IMG_3480
  • IMG_3565
  • IMG_3586
  • IMG_3590
  • IMG_3675
  • IMG_3722
  • IMG_3724

 

Serviço:

Exposição: “Mostra de Designers do Rio de Janeiro”

Visitação: 14 a 30 de setembro de 2011

Local: Salão Nobre do Palácio Tiradentes, na Rua 1° de Março, s/nº, Centro

(Entrada para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº, Praça XV, Centro)

Horários: Segunda a sábado, das 10h às 17h. Domingos e feriados, das 12h às 17h.

Entrada franca.

 


Leia a transcrição completa do evento
Confira o programa Rio em Foco sobre este tema
Confira o Programa Rio em Foco sobre este tema
Acompanhe a repercussão do evento na imprensa