Seminário prepara micro e pequenos empresários para exportação via Internet

Evento é parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e entidades privadas, para preparar micro e pequenas empresas fluminenses para atuação no comércio exterior, com a sétima edição do Seminário ExportAção.

Com o objetivo de preparar micro e pequenas empresas fluminenses para atuação no comércio exterior, a sétima edição do Seminário ExportAção será realizada no próximo dia 22 de setembro, no Centro de Convenções da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a partir das 8h. Sob o tema “A exportação via comércio eletrônico”, são esperados mais de 150 empresários de todo o estado do Rio que poderão assistir a painéis sobre o assunto e à apresentação de casos de sucesso. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e entidades da Rede Nacional de Comércio Exterior (Redeagentes).

 

De acordo com a subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, o crescimento significativo das operações comerciais via Internet e suas vantagens para os empresários motivaram a escolha do tema para esta edição. “A Internet funciona como uma vitrine mundial, já que os produtos podem ser expostos para milhões de consumidores de forma rápida e simples, a um custo reduzido”, destaca. “A ideia do seminário é que os empresários fluminenses tenham acesso a estas facilidades e possam aplicá-las no dia a dia de seus negócios”.

 

Os painéis programados para o dia contarão com os temas “Promoção Comercial”, “Planejamento da Exportação” e “Conclusão da Exportação”. Serão apresentadas, por exemplo, diferentes plataformas on-line que permitem a negociação via Internet – algumas delas desenvolvidas pelo Banco do Brasil, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pelos Correios. Em seguida, empresários fluminenses que já exportam pela Internet contarão suas experiências bem sucedidas com este tipo de operação comercial.

 

Além dos governos federal e estadual, o Seminário ExportAção conta com o apoio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), dos Correios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), do Sistema Aduaneiras e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). "O Rio de Janeiro tem atraído os olhares do mundo. E é preciso fazer com que, o que produzimos aqui, chegue a quem quer consumir nossos produtos. Por isso apoiamos o seminário e, mais do que isso, colocamos o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, que eu presido, à disposição através da Câmara de Negócios Internacionais, para pensarmos de que forma o Legislativo pode estimular este projeto", ressalta o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo. 

 

Serviço:

7º Seminário ExportAção

Data: 22/9/2011

Local: Centro de Convenções da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ (Rua da Candelária, 9, subsolo, Centro, Rio de Janeiro).

Horário: das 9h às 13h (credenciamento a partir das 8h)

Mais informações: 0800 570 0800