UERJ abre espaço para troca de experiências com geotecnologias

Estabelecer um fórum para a troca de experiências e construção de caminhos comuns entre os vários setores da máquina pública, estadual e municipal que se utilizam das Geotecnologias - tais como mapas interativos, sistemas de posicionamento global, satélites com sensores, entre outros.

Estabelecer um fórum para a troca de experiências e construção de caminhos comuns entre os vários setores da máquina pública, estadual e municipal que se utilizam das Geotecnologias - tais como mapas interativos, sistemas de posicionamento global, satélites com sensores remotos, entre outros. Esse é o objetivo do encontro “Geotecnologias na Gestão Pública”, que será realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no dia 27 de setembro na Capela Ecumênica da universidade.

A iniciativa nasceu da grande demanda, por parte de diferentes setores públicos, para capacitar seus profissionais para utilização dessas ferramentas. Um exemplo é a interação com o comando das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), com a Superintendência de Comando e Controle e com a Coordenadoria de Análise Criminal da Polícia Militar.

“Foi a partir dessas interações que percebemos que o Rio de Janeiro ainda está muito atrasado na aplicação dessas tecnologias em sua máquina pública. Daí a ideia de criação de um espaço/fórum onde os diferentes entes públicos estaduais e municipais do Rio de Janeiro possam constituir, a partir da apresentação de seus trabalhos técnicos e de suas carências (infraestruturais, de interoperabilidade com os outros órgãos etc.), uma rede cooperativa para alavancar a utilização das geotecnologias no estado e, em consequência, criar um movimento de massa para sensibilizar os governantes a investir nessa infraestrutura (material e humana), como preliminar para o desenho de um novo paradigma tecnológico para o setor público fluminense no que tange ao uso dessas tecnologias”, explica Rui Alberto Azevedo dos Santos, coordenador do evento.

O evento será dividido em três sessões. A primeira ocorrerá na parte da manhã, onde os gestores das esferas federal, estadual e municipal vão expor políticas públicas, normatizações e ações governamentais para convergência de esforços do serviço público na aplicação das Geotecnologias. À tarde, diversas áreas técnicas apresentarão seus projetos e resultados. Uma mesa redonda com todos os palestrantes do evento, também aberta ao público, sobre a temática: Integração das Geoinformações no Serviço Público- Tendências e Desafios encerra o encontro.

As inscrições no evento são gratuitas. Registre-se clicando aqui.

Para outras informações, ligue para o telefone: (21) 2334-0530

Serviço:

Encontro Geotecnologias na Gestão Pública

Data: 27/09/2011

Hora: Credenciamento a partir das 9h

Local: Rua São Francisco Xavier, 524. Capela Ecumênica da UERJ. Rio de Janeiro.