Rio está na competição para sediar a Velo-City

Mais um grande evento internacional pode entrar na agenda do Rio. A cidade é candidata a sediar a Conferência Velo-City de 2014, iniciativa da Federação Européia de Ciclistas, que é considerado o mais importante encontro sobre planejamento cicloviário do mundo.

Mais um grande evento internacional pode entrar na agenda do Rio.  A cidade é candidata a sediar a Conferência Velo-City de 2014, iniciativa da Federação Européia de Ciclistas, que é considerado o mais importante encontro sobre planejamento cicloviário do mundo.  Apesar de ser realizada desde 1980, a conferência nunca aconteceu num país da América Latina, mas para saber se vai ou não receber os representantes das mais de mil cidades que se reúnem para discutir projetos para fomentar o uso da bicicleta como modo de transporte e o planejamento cicloviário ao planejamento urbano.

“A mobilidade por bicicleta é, individualmente, benéfica para saúde e, em muitos casos, mais ágil do que os carros. E benéfica coletivamente, uma vez que não emite poluentes e contribui para combater o aquecimento global. Quero que a bicicleta seja encarada como meio de transporte, como são o ônibus, o metrô e as barcas”, continua o subsecretário.

E para preparar o terreno para o que pode vir pela frente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente carioca promove de 25 a 27 de Setembro o 1º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, o BiciRio. O evento é parte de um conjunto de ações que estão sendo organizadas pela Prefeitura para a semana em que acontece em várias cidades do mundo o “Dia Mundial Sem Carro”.

A programação do fórum, que será aberta com um passeio ciclístico pelas ciclovias da Zona Sul no dia 25 de setembro, é gratuita e reúne palestras e visitas técnicas.

Segundo relatório publicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), os transportes rodoviários são a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa e representavam, em 2010, 37% do total das emissões. Para contribuir com a redução desses gases, a SMAC quer difundir a cultura do uso da bicicleta como modal de transportes.

A Velo-City é conhecida mundialmente por promover a troca de informações entre cidades com diferentes níveis de experiências na implantação de sistemas cicloviários. “A ampliação e o enriquecimento com esse possível evento seriam inevitáveis”, explica o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes.