Amcham apresenta carta para desenvolvimento do comércio exterior

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (16/08), a carta “Propostas para Melhorar o Desempenho do Comércio Internacional no Brasil”, produzida pela Amcham em seu II Fórum de Comércio Internacional.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (16/08), a carta “Propostas para Melhorar o Desempenho do Comércio Internacional no Brasil”, produzida pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) em seu II Fórum de Comércio Internacional. O documento, que contém propostas para estimular a exportação e facilitar a importação de produtos e maquinários, foi entregue aos integrantes da entidade durante reunião realizada no prédio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no Centro. Segundo a assessora do Fórum, Caroline Peixoto, o próximo passo será a divisão das propostas entre as áreas responsáveis pelas mudanças pleiteadas, para que a entidade possa encaminhá-las com o apoio dos deputados.

Entre os pleitos da Amcham estão a simplificação de processos aduaneiros, o aumento do horário de atendimento da Receita Federal nos portos e aeroportos, investimentos em infraestrutura portuária e maior integração entre os governos estadual e municipal com a autoridade portuária do Rio de Janeiro, entre outras. Representante da Amcham, Pedro Henrique Santana apresentou as propostas aos integrantes da Câmara Setorial de Negócios Internacionais do Fórum e comprometeu-se a entregar um documento em que as propostas serão separadas por órgão público responsável.

Segundo o representante da Amcham, a ideia é delimitar as medidas necessárias para cada campo de atuação. “O Fórum, em conjunto com a Amcham, será um canal importante para encaminhar estas propostas com o apoio do Parlamento fluminense, com o objetivo de melhorar o comércio exterior do Rio e do Brasil”, declarou. A próxima reunião da Câmara Setorial de Negócios Internacionais acontecerá no mês de setembro, e vai continuar a discutir o documento apresentado pela Amcham e seus encaminhamentos. Na reunião estiveram presentes, ainda, representantes da ACRJ, dos Correios, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da empresa DRJ Projetos e Consultoria.

(texto de André Coelho)