O Fórum Permamente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro vai participar do 4º Congresso Internacional Sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro Para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O evento discutirá o relatório “Visão 2050”, que contém ações para o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de desenvolver um documento semelhante adaptado à realidade brasileira. O congresso acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Pier Mauá, e as inscrições devem ser feitas através o site do evento (http://www.sustentavel.org.br)
Secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha afirmou que será feito um trabalho de mobilização das entidades que compõem o grupo sobre a importância da participação no congresso, batizado de “Sustentável 2011”. “Nossa intenção, hoje, foi conhecer melhor o que será o evento para fazer uma mobilização e dar conhecimento ao Parlamento da importância de se participar destas discussões, uma reflexão para tomarmos agora medidas de longo prazo que nos permitam chegar melhor a 2050”, afirmou. Geiza lembrou, ainda, que o evento será uma preparação para a Rio +20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que acontece em 2012 na cidade.
Representante do CEBDS na reunião, Laura Coelho falou sobre as discussões que ocorreram em um workshop realizado no início do ano, que abriu o debate sobre a “tropicalização” do relatório, produzido pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em parceria com 29 empresas globais, e que traça um panorama sobre o que é preciso fazer nas próximas décadas para que o mundo chegue a 2050 com qualidade de vida e sem comprometer as futuras gerações. “Ao todo vamos realizar 11 workshops para criar o relatório 'Visão 2050 – Brasil'. Já realizamos um, e no congresso acontecerão outros 10, discutindo os diversos pontos abordados no documento”, explicou. “Além disso, teremos diversas oficinas abertas, sempre contando com diferentes especialistas”, completou Laura.
Presidente do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Brasil-Pnuma), Haroldo Mattos Lemos falou sobre o enorme desafio que o mundo deverá enfrentar nos próximos anos para atingir o desenvolvimento sustentável. Ele falou sobre os conceitos de déficit e superávit ecológico, mostrando que cerca de 80% dos países consomem mais recursos do que produzem, estando em déficit, enquanto apenas 20% produzem mais do que consomem, que é o caso do Brasil. “Este quadro precisa mudar radicalmente, e o 'Visão 2050' é o relatório mais consistente que já foi feito nesse sentido. Os empresários se juntaram e apresentaram uma reflexão com propostas a longo prazo, e é importante que os governos tenham esta sensibilidade”, declarou. Na reunião estavam presentes ainda representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
(texto de André Coelho)