Governo do Estado abre os braços para pequenas e microempresas

Sensibilizar gestores e empresários para a importância das compras governamentais para a manutenção das micro e pequenas empresas. É este o objetivo do programa "Compra Mais", do Sebrae. No último dia 16, o Governo do Estado assinou um convênio com a instituição.

Sensibilizar gestores e empresários para a importância das compras governamentais para a manutenção das micro e pequenas empresas. É este o objetivo do programa "Compra Mais", do Sebrae. No último dia 16, o Governo do Estado assinou um convênio com a instituição. O projeto prevê, entre outras ações, a capacitação de gestores públicos e empresários, além de rodadas de negócios para aproximar compradores e vendedores.

“Ao mesmo tempo em que modernizamos e aumentamos a politica de aquisições, estaremos ajudando na geração de emprego e na atividade econômica. 32% das empresas que fornecem serviços para o estado são micro e pequenas, mas elas só fornecem 5% do volume financeiro que o estado dispende nessas aquisições. O desafio é aumentar esse volume nos volumes dos contratos, mas muito mais em termos de volume financeiro”, explicou o secretário de Planejamento e Gestão, Sergio Ruy Barbosa.

Para incrementar as compras públicas com governos estaduais e municipais, o programa será desenvolvido em oito regiões do estado e na capital. Em seminários regionais, gestores públicos irão aprender sobre a importância de comprar dos pequenos negócios para o fortalecimento da economia. Já empresários vão aprender a oferecer seus produtos e serviços por meio do sistema de compras públicas, atendendo as exigências governamentais.

Para financiar o projeto, o Sebrae nacional está entrando com 50% dos recursos de execução, o Sebrae-RJ participa com 25% e os outros 25% são aportados pelo Sebrae regional.

“Com esse programa teremos o dinheiro arrecadado aqui no Rio de Janeiro voltando para cá e realimentando as atividades econômicas. Mas, para que haja esse aumento de participação, é necessário que os municípios regulamentem o capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estabelece as facilidades para que micro e pequenos empresários possam participar de compras públicas”, ressalta o secretario, acrescentando que a primeira capacitação já está marcada para o dia 13 de setembro, em Três Rios.