Rio de Janeiro sediará10° edição do Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro o Clube de Engenharia e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro promoverão a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente na sede do Clube de Engenharia, no Centro do Rio.

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro o Clube de Engenharia e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) promoverão a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente na sede do Clube de Engenharia, na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. Com o tema “Cidades: qualidade de vida e justiça social”, alguns dos principais assuntos do congresso serão "Mudanças climáticas e vulnerabilidade das cidades"; "Resíduos e emissões gerados pelas cidades" e "Metrópoles saudáveis". O Rio de Janeiro, que recebe o Congresso há 30 anos, é um bom exemplo da necessidade da preservação dentro das cidades. “Temos dentro da cidade do Rio alguns bolsões da Mata Atlântica que precisam ser vistos como um patrimônio e não como um problema”, explica Virgínia Salerno, diretora de Atividades Técnicas do Clube de Engenharia e coordenadora da comissão organizadora do congresso.

O evento contará com alguns nomes de peso, como o do economista e ambientalista Sérgio Besserman Vianna, Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento e Governança Metropolitana da Cidade do Rio de Janeiro, e Ricardo Rezende Figueira, padre, antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ministrará a palestra "Justiça Social no Campo".

Na programação, que começa às 8h do dia 26/10, estão temas como “Transporte de massa”, o “uso de fontes alternativas de energia” e a “produção saudável de alimentos e a reutilização da água” nos diversos painéis ao longo dos três dias do evento. Cada um dos assuntos virão sempre acompanhados de mesas redondas com o objetivo de apontar medidas de eficácia e instrumentos aplicáveis às questões apresentadas, garantindo que, mais que posicionamentos teóricos e difusão de conhecimento, o evento produza efeitos práticos.

As inscrições são gratuitas e o prazo para o envio de trabalhos acadêmicos é até o final de agosto, podendo haver prorrogação. O trabalho deverá ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para participar do X CBDMA os interessados deverão preencher todos os campos da Ficha de Inscrição no site Após essa etapa, o participante receberá, em até 72 horas, a confirmação da aceitação de sua inscrição. Cada um terá direito a receber o material do evento (pasta, bloco de anotações, crachá, caneta e programa do evento) todavia, só terão direito a receber o CD Rom contendo os anais do evento e o Certificado de Participação aqueles que comparecerem a todas as atividades de 2 dias do Congresso.

Para visualizar a programação completa do evento, clique aqui