Site indica locais acessíveis aos deficientes no Brasil

O ir e vir, sem constrangimentos e sem depender de terceiros é o sonho de todo mundo, mas nem sempre possível para quem tem dificuldade de locomoção. Por conhecer essas dificuldades que Pedro Guedes criou uma página que permite a colaboração entre usuários.

O ir e vir com liberdade, sem constrangimentos e sem depender de terceiros é o sonho de todo mundo, mas nem sempre possível para quem tem dificuldade de locomoção.  E foi por conhecer essas dificuldades que Pedro Guedes, analista de sistemas, webdesign e cadeirante, criou uma página eletrônica que permite a colaboração entre usuários para compartilhar informações sobre acessibilidade de locais como ruas, cinemas, teatros, restaurantes e hotéis.

“Sempre acompanhei blogs e comunidades sobre pessoas com deficiência e adoro quando visitam locais bacanas, tiram fotos e postam para contar sobre a acessibilidade. Notei que o mercado já começa a perceber que somos consumidores potenciais e alguns locais estão se adaptando para nos receber com qualidade”, diz Pedro.

Embora acompanhasse blogs e comunidades específicos, Pedro sentia que dependiam que esses locais fossem descobertos por pequenos grupos de pessoas dispostas a repassar as informações. Por conta disso, pensou numa solução que fosse compartilhada por um maior número de pessoas.  Daí surgiu a idéia do Guia de Acesso, um site onde os próprios visitantes podem colaborar em um mapa interativo, cadastrando, comentando e avaliando os lugares que oferecem recursos de acessibilidade. Desta forma, o cadastro ganha uma proporção muito maior do que se dependesse de um pequeno grupo para gerenciá-lo.

O Guia de acesso é semelhante ao Foursquare, no qual usuários cadastrados podem indicar em um mapa interativo lugares que frequentaram pelo Brasil e que oferecem condições acessíveis aos deficientes, com fotos e comentários ou críticas. Pedro acredita que um site colaborativo permite que as informações sejam repassadas em uma proporção muito maior do que se dependesse de um pequeno grupo de pessoas para gerenciá-lo e por isso a idéia de ‘usuários cadastrados’ no Guia de Acesso

Além do guia já ser projetado para expandir seus cadastros para outros países no futuro, vários planos de melhorias e novidades já foram traçados e estão em busca de patrocínios para serem colocados em prática. “Queremos investir em uma versão mobile para smartphones e tablets. Depois, planejamos também uma seção voltada para o turismo acessível, artigos dentro do tema da acessibilidade, promoções oferecidas por parceiros do Guia e um sistema de currículos para deficientes”, adianta Pedro.

Saiba como funciona o Guia de Acesso

O Guia de Acesso permite que os visitantes cadastrados comentem, enviem fotos e avaliem os locais que oferecem recursos de acessibilidade. Na página inicial, há um mapa que pode ser direcionado pra qualquer região arrastando o mapa com o mouse ou digitando a cidade e estado no campo superior da direita e clicando em ‘Ir’.

No canto esquerdo do mapa, em ‘Mostrar no mapa apenas’, você pode filtrar os locais que aparecem no mapa por categoria e/ou pelas características que apresentam. Clicando nos ícones dos locais no mapa, abrirá um balãozinho com o nome, a categoria e um link ‘Veja Mais’, onde o visitante pode  ver todos os detalhes do local selecionado: endereço e dados de contato, local do mapa e, principalmente, quais características de acessibilidade aquele local apresenta. Mais abaixo, os usuários cadastrados podem adicionar fotos e comentários sobre o local.

Com cerca de 90 dias de funcionamento, o site já teve mais de cinco mil visitas e mais de uma centena de usuários cadastrados.

“Embora a colaboração exija o cadastro do usuário, as consultas podem ser feita por qualquer visitante”, destaca Pedro Guedes.

Gostou da iniciativa? Conheça o Guia de Acesso.

http://www.guiadeacesso.com.br/