Fórum de Desenvolvimento terá Câmara Setorial de Economia Criativa

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e do Fórum de Desenvolvimento do Estado do Rio, deputado Paulo Melo, decidiu formar um grupo de trabalho na estrutura do Fórum para propor ações que fomentem o desenvolvimento da indústria criativa no estado. Formada pela Alerj e mais 32 entidades e universidades o Fórum de Desenvolvimento passará a contar a partir de julho com a Câmara Setorial de Economia Criativa. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Alerj do debate sobre as vocações econômicas do estado. No ano que vem a cidade do Rio vai sediar o Fórum Mundial de Criatividade. E é impossível ignorar a força desta indústria que envolve atividades como Arquitetura, Design, Moda, Cinema, Produção de Softwares e Televisão”, explica o parlamentar, que encaminhou ofício aos presidentes das entidades e aos reitores que integram o Fórum, solicitando a indicação de representantes para participarem do grupo.

Segundo estimativa da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), a chamada indústria criativa movimenta mais de R$ 380 bilhões no Brasil e o Rio de Janeiro se destaca não só pelo número de trabalhadores empregados nestas atividades (82 mil) – que representa 2,4% dos trabalhadores formais do estado –, mas também pela remuneração, bem superior à média nacional. “Recentemente o Ministério da Cultura criou a secretaria da Economia Criativa e a Secretaria de Estado de Cultura vem investindo nas incubadoras de projetos culturais. Tudo isso reforça a relevância do tema e nos desafia a construir propostas de políticas públicas que incentivem e estruturem no estado esta que é a terceira maior indústria do mundo, atrás só do petróleo e de armamentos” explica a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, que irá coordenar o grupo de trabalho.

Leia notícia veiculada na imprensa sobre a câmara