Programa debate incentivos à produção bovina de corte no estado

"O combate ao abate clandestino cresce cada vez mais. Estamos tomando medidas e fiscalizando para acabar com isso e aumentar ainda mais a qualidade do produto ofertado pelo estado ao mercado”, afirmou Christino Áureo, no programa Rio em Foco desta segunda-feira.

O Rio de Janeiro representa apenas 0,5% do território brasileiro. Contudo, possui 1% da produção de carne bovina nacional e é o segundo maior consumidor de carne do Brasil. Para falar sobre as ações e o desafio de desenvolver esta cadeia produtiva em nosso estado, a secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, Geiza Rocha, convidou o Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro  (Faerj), Rodolfo Tavares, e o coordenador técnico do Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Gado de Corte no Estado do Rio de Janeiro, professor Nelson Matos.

De acordo com o secretário Christino Áureo, a conscientização e os programas de incentivo à extinção do abate clandestino estão aumentando. “O combate ao abate clandestino cresce cada vez mais. Estamos tomando medidas e fiscalizando para acabar com isso e aumentar ainda mais a qualidade do produto ofertado pelo estado ao mercado”, afirmou o secretário, que também tratou dos pontos importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva como a inspeção sanitária, os incentivos fiscais e o investimento em genética bovina para melhoria da produtividade do rebanho.

O programa Rio em Foco vai ao ar nesta segunda-feira (20/06), às 22h. E será reprisado no sábado (25/06), às 17h, e no domingo (26/06), às 20h. A partir de terça-feira (21/06) ele também pode ser assistido pelo site www.rioemfoco.rj.gov.br