Evento debate perspectivas e certificação da Cachaça Fluminense

Tipicamente brasileira, a cachaça é, segundo estudo feito pela Sebrae, o destilado mais bebido no país, com 87% de participação no mercado. Com base nesta informação, INT organizará o evento “Cachaça do Rio de Janeiro, Qualidade e Perspectivas para Certificação”, no dia 28 de junho, às 14h30.

Tipicamente brasileira, a cachaça é, segundo estudo feito pela Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), o destilado mais bebido no país, com 87% de participação no mercado. E entre todos os Estados, o Rio de Janeiro se encontra entre os principais consumidores de cachaça. Com base nesta informação, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) organizará o evento “Cachaça do Rio de Janeiro, Qualidade e Perspectivas para Certificação”, no dia 28 de junho, às 14h30. O objetivo é divulgar o processo de certificação da bebida que, mesmo sendo voluntária, agrega ao produto qualidade, produtividade, responsabilidade social e ambiental. A experiência bem sucedida desse processo de certificação pelo INT, acreditado pelo Inmetro, será o tema das palestras.

A primeira cachaça certificada pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que recebeu o selo em 2010, foi a Menina do Rio. Após a certificação, a empresa teve grande crescimento e já está exportando, como mostrará o empresário Sérgio Lund, que dará seu depoimento durante o evento. Também falarão sobre o tema a chefe da Divisão de Certificação do INT, Edir Alves Evangelista, o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Sebrae-RJ. Serão abordados temas como os parâmetros utilizados na hora de certificação de produto. “Essa certificação oferece às empresas do ramo uma possibilidade de assegurar ao consumidor a melhor qualidade do produto e do seu processo produtivo, além de agregar valores de responsabilidade social e ambiental ao produto, abrindo portas para sua aceitação em mercados mais exigentes, como o europeu por exemplo”, explicou o diretor de comunicação do INT, Jorge Pereira da Silva.

Serviço:

Cachaça do Rio de Janeiro: Qualidade e Perspectivas para Certificação

Data: 28/06/2011

Hora:14h30

Gratuito

Local: Av. Venezuela, 82. Praça Mauá. Rio de Janeiro.