CS de Agronegócios elabora documento para orientar implantação da silvicultura no estado

Priorizar as ações para viabilizar investimentos em silvicultura nas regiões norte e noroeste do estado do Rio. Foi este o objetivo da reunião da Câmara Setorial de Agronegócio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, nesta terça-feira (14/06), na SNA.

Priorizar as ações para viabilizar investimentos em silvicultura nas regiões norte e noroeste do estado do Rio. Foi este o objetivo da reunião da Câmara Setorial de Agronegócio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado nesta terça-feira (14/06), na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Baseando-se na apresentação e nos pontos destacados pelo professor Eduardo Nery no Plano de silvicultura sustentável nas regiões Norte e Noroeste do estado, apresentado na última reunião, o grupo enumerou as dificuldades e destacou ações organizando-as pela relevância. “Este estudo apresentado na Alerj para nós não foi um fechamento, foi o início de um trabalho. Estamos acreditando que agora a silvicultura sai desse impasse em que se encontrava. E, neste ponto, o Fórum (de Desenvolvimento Estratégico do Estado) tem um papel fundamental, principalmente na divulgação da informação. Estamos conseguindo convergir isso, reunir os técnicos das diversas secretarias envolvidas no assunto e desenvolver a silvicultura no estado do Rio, na região Norte e Noroeste, pois é a mais carente e também porque tem maior disponibilidade de terra”, explicou o assessor da Presidência da Emater Alberico Martins.

O próximo passo definido na reunião, que contou com a participação de membros do Inea, da Emater, da InvesteRio e da Subsecretaria da Economia Verde, da Secretaria do Ambiente, além de representantes da Firjan e da SNA, é concluir o documento e encaminhá-lo para a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) e para Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe Rio).