UFF pode ser premiada por jogo dirigido a crianças com Down

Jogo Jecripe, desenvolvido por alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) para estimular e atender às necessidades específicas de crianças com síndrome de Down em idade pré-escolar, foi indicado ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro/edição 2011.

O jogo Jecripe, desenvolvido por alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) para estimular e atender às necessidades específicas de crianças com síndrome de Down em idade pré-escolar, foi indicado ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro/edição 2011, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC), na categoria Novas Mídias.

A iniciativa de criar um jogo dirigido a um segmento até então ignorado por projetos similares é inédita. As atividades são lúdicas, mas progressivas, estimulando a criança em operações interativas, tais como mover, clicar e arrastar o mouse e imitação de gestos por meio de música e dança. O personagem principal, Betinho, tem feições de uma criança com síndrome de Down, aspecto diferencial e inovador em jogos eletrônicos.

A proposta foi desenvolvida por equipe multidisciplinar coordenada por André Luiz Brandão, aluno de doutorado em Computação Visual, sob a supervisão do professor Esteban Clua, do Instituto de Computação da UFF.

Mais informações no site do projeto.