UERJ e SUDERJ trabalharão em parceria no Caderno de Esportes do Fórum

Na quarta feira (15/06), em reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, foram apresentados os resultados do levantamento das modalidades esportivas predominantes nos 92 municípios fluminenses. O estudo, realizado por uma equipe de geógrafos coordenada pelo professor Glaucio Marafon, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), se baseou no Atlas Mundial de Esportes e buscou identificar e mapear 6 grupos de esportes. “Neste trabalho de campo, tivemos todos os tipos de resultados. Muitos municípios mostraram grande interesse na área esportiva e estão procurando maneiras de ampliar a ação. Mas vimos também regiões carentes de esporte, sem infraestrutura básica. A grande maioria das estruturas observadas é de investimentos privados vinculados a incentivos públicos”, explicou Marafon.

A partir do mapa montado, o trabalho, que começou a ser desenvolvido no final de 2010, entra agora em uma nova etapa. “Queremos nos juntar a equipe da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), que já organizou o Índice de Desenvolvimento Esportivo, para dar continuidade e desenvolver ainda mais as informações, organizando um material em forma de caderno, mais completo”, explicou o professor.

Nos próximos meses, as duas equipes da Uerj e Suderj passarão a se reunir semanalmente para cruzar os levantamentos realizados. No dia 20 de setembro, o resultado deste trabalho conjunto será apresentado aos secretários municipais de esportes e a secretária estadual de Esporte e Lazer, Marcia Lins. “Esta etapa é fundamental, pois informações importantes poderão ser somadas ao trabalho”, explica a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Estado, Geiza Rocha, acrescentando que o objetivo do Caderno de Esportes, que reunirá também a edição das palestras realizadas no primeiro semestre deste ano pela Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, é orientar ações e políticas públicas que aproveitem a agenda de megaeventos previstos para o Estado para desenvolver o esporte.