Rio de Janeiro irá sediar fórum de incentivo a investimentos

Para quem é empreendedor iniciante, possui um faturamento de até R$ 16 milhões/ano, tem sede na região metropolitana do Rio, quer expandir os negócios e só precisa encontrar um mecenas, a chance chegou. Na 1ª quinzena de outubro de 2011, o Rio de Janeiro se torna palco do "Seed Fórum".

Para quem é empreendedor iniciante, possui um faturamento de até R$ 16 milhões/ano, tem sede na região metropolitana do Rio de Janeiro, quer expandir os negócios e só precisa encontrar um mecenas, a oportunidade chegou. Na 1ª quinzena de outubro de 2011, o Rio de Janeiro se torna palco do "Seed Fórum". Criado em 2007 na cidade de São Paulo, a iniciativa é fruto da parceria entre Instituto Educacional BM&FBovespa, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e surgiu para aproximar empreendedores inovadores de potenciais investidores, pessoas físicas que investem em negócios iniciantes em troca de um percentual da empresa. Essa edição contará com a parceria do Instituto Educacional BM&FBovespa e a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec).

Para o chefe do departamento de programas e projetos da área de pequenas empresas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Rochester Gomes da Costa, o grande diferencial do evento são as capacitações, que podem chegar a mais de 50 horas de treinamento , incluindo o curso 'Bota Pra Fazer', aplicado pelo Instituto Educacional BM&FBovespa, e a capacitação do Departamento de Capital Semente da Finep. “E não se pode esquecer que o objetivo é incentivar o investimento local, o investidor que participa deve ter esse objetivo”, explica.

Já durante o treinamento, os empreendedores são apresentados a questões relacionadas ao desenvolvimento de ideias de negócio, identificação de potenciais oportunidades, definição de metas financeiras, planejamento e gestão. Outra etapa do treinamento das empresas é a capacitação empresarial promovida pela Finep, com o apoio operacional do Cietec/SP, na qual são abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras de seus planos de negócio e em que é construída uma proposta de valor com foco direcionado para o público alvo do evento, investidores anjo e fundos semente. 

Essa é a segunda vez que a cidade maravilhosa sedia o evento e, para essa edição, foram trazidas as mesmas capacitações feitas em São Paulo no último Seed Fórum, e onde foi introduzida a capacitação dos investidores anjo em um workshop promovido pela Finep. Lá, eles tiveram a oportunidade de conhecer diversas ferramentas e metodologias para avaliação de start-ups, para facilitar a negociação com essas empresas. A iniciativa já teve mais de 100 empresas capacitadas, dentre as quais 14 receberam investimento. O aporte de recursos por parte de investidores anjo é bastante conhecido nos Estados Unidos, mas ainda é pouco praticado no Brasil.

A data e local dessa edição do Seed Forum ainda serão definidos pela organização do evento.