Fórum de Desenvolvimento divulga estudo sobre pecuária de corte no estado do Rio

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro - FAERJ, lança na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, de 9h30 às 12h30, o 1º Diagnóstico da cadeia produtiva da pecuária de corte no estado. O lançamento ocorrerá na Assembléia Legislativa do Rio, em um evento aberto ao público.

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro - FAERJ, lança na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, de 9h30 às 12h30, o 1º Diagnóstico da cadeia produtiva da pecuária de corte no estado. O lançamento ocorrerá  no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, em um evento aberto ao público e organizado  pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro. "Para pensar em políticas públicas precisamos conhecer o setor. Este diagnóstico certamente servirá como uma base importante para nortear as ações do Parlamento", explica o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo, que presidirá o encontro.

O diagnóstico é resultado de uma pesquisa coordenada pelo professor Nelson Jorge Moraes de Matos, com a participação de docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e técnicos da Faerj, onde é possível entender o perfil do produtor, os aspectos da produção, o tamanho do rebanho e os temas que precisam ser desenvolvidos para que o setor possa crescer no mercado com produtividade e qualidade. Na pesquisa, o professor aponta o crescimento da pecuária de corte no Brasil e a consolidação do país como um dos maiores exportadores de carne do mundo e sugere ações para que o estado do Rio, que é o segundo maior mercado consumidor do País, possa acompanhar este crescimento. 

Na apresentação, serão levantadas características regionais importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva da pecuária de corte como o abate bovino, a diferença do corte e consumo no estado e até mesmo questões de inspeção sanitária. Os dados foram coletados diretamente com os produtores nas regiões, metropolitana, noroeste fluminense, norte fluminense, serrana, baixada litorânea, médio paraiba, centro-sul fluminense e costa verde.  

Na mesma ocasião, a Faerj, como estímulo a um dos setores mais importantes do agronegócio fluminense, fará o lançamento de um programa de capacitação tecnológica para a produção intensiva e sustentável de carne. O assessor técnico do Senar-Rio, Maurício Salles, apresentará o programa e o plano de trabalho do projeto durante o evento.

Além do presidente da Alerj, participarão do lançamento do 1º diagnóstico da cadeia produtiva da pecuária de corte no estado o presidente da Faerj, Rodolfo Tavares, o Secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo,o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, Jésus Mendes Costa, e o superintendente do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez, entre outras autoridades.