Secretário defende educação como eixo para desenvolvimento

A educação e o conhecimento foram pontuados pelo secretário de estado de Planejamento e Gestão, Sergio Ruy, como os principais eixos para o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (09/05), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

A educação e o conhecimento foram pontuados pelo secretário de estado de Planejamento e Gestão, Sergio Ruy, como os principais eixos para o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (09/05), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), durante a apresentação das conclusões do Plano de Desenvolvimento Sustentável destas regiões, promovida pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio. “Apesar de ter apenas 43,7 mil quilômetros quadrados, o Rio possui uma enorme diversidade territorial, cultural, econômica e social. Reconhecer as especificidades de cada cidade e região é o primeiro passo para darmos o salto de qualidade em direção à diminuição da desigualdade e é por esta razão que nos reunimos hoje”, falou o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), durante a abertura do evento.

Segundo Sérgio Ruy, a melhoria do nível educacional da população, a formação de mão-de-obra para a economia local e a geração de conhecimento através das instituições de ensino e pesquisa da região, assim como a cultura da inovação, são fundamentais para uma economia competitiva. “Outros eixos essenciais apontados pelo estudo para o crescimento do Norte e Noroeste do Rio são a profissionalização das pessoas para o mercado de trabalho, além da universalização da inclusão social. Pode-se aproveitar que já existe uma universidade no local e buscar expandi-la”, frisou o secretário. “Este plano é fundamental para os gestores públicos e privados que atuam ou venham a atuar naquela região, pois o foco no desenvolvimento continuado e a identificação de outras potencialidades vão além da indústria petrolífera, da extração mineral e da agricultura tradicional”, contou, mencionando a elaboração da Carteira de Projetos Estruturantes Prioritários, abrangendo as respectivas especificações básicas e estratégicas de suporte financeiro desses empreendimentos, com 52 macroprojetos de curto, médio e longo prazos.

Deputado do município de Campos, Roberto Henriques (PR) presidiu o evento e destacou a importância do estudo. “Fiquei muito feliz quando, na apresentação, vi as avaliações de forma pontual de cada situação, porque pensando em cada região nós podemos pensar melhor as soluções para serem tomadas”. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, o estudo é uma primeira etapa, mas é preciso agora pontuar as prioridades para começar a atuar. “O estudo é a primeira etapa para fazermos um estudo econômico integrado da região. O estudo propõe diversas medidas relacionadas à infraestrutura física de estradas, da questão ambiental, de recursos hídricos, entre outros. Mas agora precisamos detalhar e discutir como será feita a governança do estudo, quais as áreas que priorizaremos e o que começaremos a fazer”, afirmou o secretário, explicando que o plano aponta caminhos para o dinamismo econômico das regiões.

O estudo, que possui mais de duas mil páginas, é fruto de uma parceria entre o Governo do estado e a Petrobras, através do Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar), e pode ser acessado clicando aqui. Durante o evento, também estiveram presentes os deputados Luiz Paulo (PSDB), Sabino (PSC), Luiz Martins e Paulo Ramos (PDT), Rogério Cabral (PSB), Bernardo Rossi (PMDB) e Robson Leite (PT). Fizeram parte da Mesa, ainda, o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrela, o vice-presidente da Firjan, Geraldo Coutinho, e os prefeitos de Itaperuna e São João da Barra, respectivamente, Fernando da Silva Fernandes e Carla Maria Machado.

Texto de Marcela Maciel

• forum_geral_fb_09_05_11
  • forum_jbueno_fb_09_05_11

Leia a transcrição completa do evento