Rio como destino internacional de filmagens é tema de programa de tv

Em virtude do lançamento de inúmeras produções cinematográficas realizadas no Rio, o programa “Rio em Foco” que vai ao ar nesta segunda-feira (09/05), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da Net), debaterá o crescimento do setor no estado e possíveis políticas públicas para atrair investidores.

Em virtude do lançamento de inúmeras produções cinematográficas realizadas no Rio, o programa “Rio em Foco” que vai ao ar nesta segunda-feira (09/05), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da Net), debaterá o crescimento do setor no estado e possíveis políticas públicas para atrair investidores internacionais. Para tratar do assunto, a jornalista Geiza Rocha recebeu o presidente da Filme Rio – Rio Film Commission, Steve Solot; o diretor comercial da Riofilme, Adrien Muselet, e Marcos Didonet, da produtora Total Filme. Durante a gravação do programa, Didonet afirmou que a indústria audiovisual cresce acima da média do Produto Interno Bruto (PIB) em todo o mundo.

Segundo o produtor, o nível técnico brasileiro, hoje, pode ser comparado ao das superproduções internacionais. Para ele, é necessário incentivos fiscais para o crescimento efetivo de produções internacionais no estado. "O Rio de Janeiro pode oferecer locações capazes de recriar diferentes cenários do mundo – como no caso do filme “Olga”, uma produção nacional rodada única e exclusivamente no Rio, mas com cenários que reproduziam a antiga União Soviética", ressaltou Didonet.

Com a Film Commission, Solot disse ter encontrado uma forma de chamar a atenção de produtores estrangeiros, intermediando, junto aos diferentes órgãos do Governo e da Prefeitura do Rio, as autorizações necessárias para as filmagens. Adrien Muselet contou que o longa-metragem “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio”, que teve diversas cenas rodadas na capital fluminense, gerou ao estado cerca de US$ 2 milhões e a criação de 400 empregos. Ainda de acordo com ele, na produção de “Tropa de Elite 2”, uma das maiores arrecadações de bilheteria nacional, a Rio Filme, empresa distribuidora de filmes da Prefeitura, teve um retorno superior ao investimento.

A atração será reprisada no sábado (14/05), às 17h, e no domingo (15/04), às 20h. Abaixo, veja a relação dos demais canais a cabo onde a TV Alerj é transmitida e as orientações para sintonizar pela parabólica:

Niterói – 03
Nova Friburgo – 97
Teresópolis – 41
Três Rios – 96
Volta Redonda – 13
Angra dos Reis – 14
Barra Mansa – 96
Cabo Frio – 34
Campos dos Goytacazes – 10
Itaperuna – 99
Macaé – 10