Pela limpeza do lixo em 14 cidades

Com o objetivo de alcançar 14 cidades com no mínimo um milhão de habitantes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre, a empresa Atitude Brasil, em parceria com a UNESCO, estará realizando o Movimento Limpa Brasil, em junho, para o recolhimento de lixo espalhado pelas ruas.

Com o objetivo de alcançar 14 cidades com no mínimo um milhão de habitantes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre, a empresa Atitude Brasil, em parceria com a Unesco, estará realizando o Movimento Limpa Brasil, em junho, para o recolhimento de lixo espalhado pelas ruas, além de promover atividades educativas em escolas, como campanhas, concursos de fotografia e produção de vídeos sobre o tema.

A ser promovida em dias variados da primeira semana de julho – quando das comemorações pela Semana do Meio Ambiente - , a campanha foi inspirada no movimento de limpeza urbana Let’s do It World! , criado em 2008 pelo ambientalista estoniano Rainer Novak. À época, em apenas um dia cerca de 40 mil pessoas limparam vilas, florestas e cidades da Estônia.

Para Marta Rocha, sócia da Atitude Brasil, a população brasileira em sua maior parte ainda precisa ser conscientizada sobre a importância de não jogar lixo nas ruas. A campanha tem o apoio de empresas do porte da Petrobras, da Vale e da Oi. “Consciente de que o lixo é uma questão essencial na agenda política da sociedade, a Atitude Brasil fez uma ampla pesquisa sobre o assunto e decidiu fazer, em parceria com a Unesco, a experiência vitoriosa do projeto Let’s do it World!”,diz.

A atitude Brasil presta consultoria nas áreas de comunicação socioeconômica, ambiental e cultural. Nos últimos anos, promoveu as edições do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que reuniu personalidades de diversas nacionalidades e das mais várias áreas, como o economista de Bangladesh, Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz de 2006.

Campanha bianual- Ao longo de dez anos, o projeto Limpa Brasil será uma campanha de mobilização bienal, com o objetivo básico de estimular, a partir de ações socioeducativas, uma consciência ambiental para a limpeza permanente das cidades.

“A busca de um caminho para uma sociedade sustentável é a educação, a valorização da cidadania, do respeito ao próximo, da preservação do bem comum e da conscientização das atitudes de cada um no seu dia a dia. Precisamos nos preocupar com o futuro das nossas cidades como nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. Faça parte desse projeto e acredite, como nós, que é possível, com seriedade, compromisso e espírito empreendedor, limpar sua cidade em um dia ou em uma semana. E mais importante ainda: é possível mantê-la limpa para as próximas gerações”, afirma Marta Rocha.

A campanha será promovida de um dia a uma semana ou até, como no caso de São Paulo, por período maior, dependendo da dimensão gráfica de cada cidade. No Rio, o trabalho voluntário será realizado em 4 e 5 de junho, assim como em Brasília. Em São Paulo, será bem mais amplo e após junho, de 13 de agosto a 18 de setembro.

Mais informações sobre a multidão de limpeza em sua cidade e outros dados do Movimento Limpa Brasil em www.limpabrasil.com

 

Fonte: Instituto Brasil Pnuma