Com o objetivo de sensibilizar e preparar os brasileiros para as oportunidades de negócio que estão por vir durante os megaeventos que acontecerão no Rio de Janeiro nos próximos anos (Copa 2014 e Olimpíadas 2016), o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentou nesta quinta-feira (28/04) o projeto “Sebrae na Copa 2014” para representantes do segmento de Tecnologia da Informação (TI).
A ideia é dar maior apoio às empresas para que possam estar mais preparadas durante os eventos baseando-se em três linhas de atuação: a trilha da excelência, a inteligência competitiva e as redes de acesso ao mercado de oportunidades.
O primeiro item corresponde a "uma preparação antes dos jogos". Nela, um técnico qualificado do Sebrae identifica os pontos fracos da empresa e planeja exercícios para corrigi-los. Já o segundo, propõe o levantamento de informações relevantes, com datas de licitações e informativos eletrônicos disponíveis durante todo o processo de gestão, oferecido à empresa. Por fim, o terceiro requisito é uma preparação do Sebrae para o empreendedor, com realizações de feiras, encontros de negócios e rodadas entre grandes e pequenas empresas, estimulando, ainda, a criação de redes de relacionamento comercial.
Durante o encontro, a representante do Sebrae Danusa Almeida explicou quais são as expectativas do projeto. “Nosso objetivo é criar uma alternativa para que as empresas se preparem para as oportunidades abertas por estes megaeventos, obtendo informação e qualificação necessárias, algo de suma importância no contato entre o comprador e o fornecedor. Nosso intuito não é o lucro, mas a movimentação da informação para esses empresários”, afirmou Danusa, explicando que para participar do projeto, os empresários devem arcar com 10% do valor final enquanto o Sebrae é o responsável pelos 90% restantes. "Ou seja, a empresa irá pagar somente o preço de custo, sem nenhum tipo de lucro para o Sebrae e os parceiros do projeto”, relatou a representante.
Luiz Carlos Barboza, diretor técnico do Sebrae, ressaltou a importância de as organizações participarem do projeto. “Todos os estudos e levantamentos mostram que existem enormes empreendimentos para a Copa e as Olimpíadas. Assim, o que os empresários precisam é de um incentivo para começarem a se preparar e estarem prontos para esses acontecimentos”, acrescentou o diretor.
As próximas reuniões com empresários estão marcadas para o dia 5 de maio, em Niterói, com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e para o dia 12 de maio no Sebrae, com entidades de Turismo. Mais informações podem ser obtidas pelos emails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou através do telefone 2212-7972.