Fórum reúne representantes das regiões norte e noroeste para debate

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro sedia no próximo dia 9 de maio, às 9h30, a apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do plano é induzir o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população local.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro sedia no próximo dia 9 de maio, às 9h30, a apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. A publicação, que possui mais de duas mil páginas, reúne, dentre outros itens, uma carteira com 52 macroprojetos de curto, médio e longo prazos, com as especificações básicas e estratégias de suporte financeiro destes empreendimentos. Realizado pelo Consórcio Rionor - instituição contratada pelo Estado para este fim - o objetivo do plano é induzir o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população local.


Esta é a primeira vez que o projeto é submetido a debate público.
Participarão do encontro parlamentares, prefeitos, secretários municipais, vereadores, pesquisadores, representantes das entidades da sociedade civil que compõem o Fórum de Desenvolvimento do Estado e cidadãos para conhecer o trabalho e debater o plano de ações que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado. Para o secretário de Desenvolvimento  Econômico, Indústria e Serviços, Julio Bueno, o lançamento no Plenário Barbosa Lima Sobrinho ajuda na difusão dos resultados do plano e amplia o debate pela sociedade. "É uma oportunidade de sensibilizar o Poder Legislativo para as mudanças  necessárias à implementação dos projetos sugeridos", ressalta.


"As regiões Norte e Noroeste do Estado vêm sofrendo mudanças significativas a partir de leis aprovadas pela Alerj e programas desenvolvidos pelo estado que têm contribuído para o seu  desenvolvimento econômico e social. Empreendimentos como o Porto do Açu, que está sendo construído em São João da Barra, já começam a desafiar-nos pelas mudanças que estão gerando. Daí a importância de reunir dados que possam subsidiar ações estruturantes", ressalta o presidente da Alerj e do Fórum,  deputado Paulo Melo (PMDB).

O secretário de Planejamento e Gestão, Sergio Ruy, que apresentará as conclusões do estudo, ressalta a oportunidade que ele traz. "O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e do Noroeste do Estado é fundamental para os gestores públicos e privados que atuam e venham a atuar naquela região, pois o foco no desenvolvimento continuado e a identificação de outras potencialidades - que vão além da indústria petrolífera, da  extração mineral e da agricultura tradicional -, resultou na disponibilização de uma carteira de projetos estruturantes e  articulados que vão induzir e promover o desenvolvimento regional de forma mais abrangente, beneficiando toda a sociedade", ressalta o secretário, acrescentando que o trabalho é fruto de parceria do Governo do Estado com a Petrobras, através do Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar).

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços, Julio Bueno, falará da agenda de ações previstas pelo estado e que foi construída a partir da parceria entre o Governo do estado, o poder público local e entidades empresariais. "O Plano de Desenvolvimento analisa as duas regiões fluminenses e aponta caminhos para que busquem  dinamismo econômico. Foi um pleito que chegou ao governo, num encontro com autoridades e empresários locais, e que abraçamos imediatamente. Agradecemos à Petrobras pelo patrocínio ao plano e também a colaboração da Firjan e do Sebrae em sua execução", conclui Bueno.

Já confirmaram presença no evento, - que está sendo organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Economico e de Planejamento e Gestão - , os prefeitos de São João da Barra,Carla Maria Machado dos Santos;  de Itaperuna, Fernando da Silva Fernandes; de Bom Jesus de  Itabapoana, Maria das Graças Ferreira Motta; de Cardoso Moreira, Gilson Nunes Siqueira; de Carapebus, Amaro Fernandes dos Santos; de Quissamã, Armando Cunha Carneiro da Silva; de São Francisco do Itabapoana, Carlos Alberto Silva de Azevedo; de Italva, Joelson Gomes Soares; de São Fidelis, Luiz Carlos Fernandes Fratini; de Laje do Muriaé, José Eliezer Tostes Pinto; de São José de Ubá, José Hylen Gomes Ney; de Varre-Sai,  Everardo Oliveira Ferreira; de Santo Antonio de Pádua, José  Renato Fonseca Padilha; de Macaé, Riverton Mussi; de Cambuci, Osvaldo Botelho; de Natividade, Marco Antonio da Silva Toledo; e de Macuco, Rogerio Bianchini.

 

Serviço:
Lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Norte e Noroeste do ERJ – Agenda de Ações
Hora: 9h30
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho
Data: 9 de maio de 2011

Programação:

9h30- Abertura: Presidente da Alerj, Deputado Paulo Melo Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sergio Ruy Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços, Julio Bueno
Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrela
1º Vice-Presidente da Firjan, Geraldo Coutinho
Prefeito de Itaperuna, Fernando da Silva Fernandes
Prefeita de São João da Barra,Carla Maria Machado dos Santos

11h45- Abertura para debates

13h30- Considerações Finais e Encerramento