Evento discute riscos ambientais e para a saúde

Centenas de materiais são utilizados pela população diariamente sem que se saiba os riscos que podem causar à saúde a ao meio ambiente. Com objetivo de sugerir novos métodos de produção, o Rio vai sediar a terceira edição do Riskcicle. O evento reunirá entre os dias 2 a 6 de maio pesquisadores e estudiosos do mundo inteiro.

Centenas de materiais são utilizados pela população diariamente sem que se  saiba os riscos que podem causar à saúde a ao meio ambiente. Com objetivo de identificar e sugerir novos métodos de produção, o Rio de Janeiro vai sediar a terceira edição do Riskcicle. O evento reunirá entre os dias 2 a 6 de maio, na Casa da Ciencia da UFRJ, pesquisadores e estudiosos do mundo inteiro para apresentar soluções para esses problemas. “Nem todos os países produzem os mesmos produtos da mesma forma, por isso a importância desse intercambio de pesquisadores”, explica o professor Cláudio Mahler, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e organizador do evento.

O principal objetivo, segundo ele, é criar uma metodologia baseada na avaliação de riscos de substâncias químicas e de produtos que ajude a reduzir o uso de animais em testes assegurando, simultaneamente, o desenvolvimento de novos produtos químicos e um padrão de gerenciamento de produtos que minimize os riscos para a saúde humana e o meio ambiente.

O RiskCicle III irá focar sobre o efeitos destes aditivos em seis setores: têxtil, eletro-eletrônico, plásticos, couro, papel e lubrificantes. Dependendo do setor, poderá ocorrer um foco específico. Assim, na indústria têxtil, será estudada a utilização de aditivos, na indústria eletrônica e também na indústria têxtil, o uso de retardantes de chama. Na indústria de couro, a análise de metais pesados como cromo será o foco. O uso de biocidas na indústria do papel será outra preocupação principal do projeto.

“Em muitos casos, nem os fabricantes sabem os malefícios causados pelos seus produtos. Um exemplo disso está na produção de eletroeletrônicos. Diversos metais são utilizados na fabricação dos objetos, mas os verdadeiros males muitas vezes vêm após a deposição dos mesmos. Quando são jogados fora, os produtos podem trazer danos sérios para o meio ambiente e saúde”, conclui Mahler.

Para outras informações sobre o evento clique aqui

Serviço:

RiskCicle III

Data: 2 a 6 de maio de 2011-  Na terça e na quarta-feira, o evento é aberto ao público.

Local: Casa da Ciencia da UFRJ. Rua Lauro Muller, 3. Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.