Rio de Janeiro atinge primeiro lugar em ranking mundial

O Rio de Janeiro abocanhou os dois principais rankings mundiais na exibição de filmes ao redor do mundo no final de semana de Páscoa. Os números representam uma visibilidade fantástica para a cidade e o Brasil. A bilheteria de “Rio” atingiu o 1° lugar do ranking mundial, arrecadando US$ 44,2 milhões no exterior.

O Rio de Janeiro abocanhou os dois principais rankings mundiais na exibição de filmes ao redor do mundo no final de semana de Páscoa. Os números representam uma visibilidade fantástica para a cidade e o Brasil. A bilheteria de “Rio”, dirigido por Carlos Saldanha, atingiu o 1° lugar do ranking mundial, arrecadando US$ 44,2 milhões no exterior, enquanto "Velozes e Furiosos 5" (Fast Five), da Universal, ficou em 2 º, com um robusto US$ 24 milhões.

Os dois longas se passam no Rio de Janeiro e trazem para a cidade investimentos e turistas. “Essas megaproduções representam uma injeção enorme de recursos na economia fluminense, além de significativos benefícios intangíveis. Juntas, serão vistas por milhões de espectadores em todo o mundo, que conhecerão um pouco da cultura, das paisagens e do povo do Rio”, explica Steve Solot, presidente da Filme Rio - Rio Film Commission.

Segundo Solot, o Rio de Janeiro já é um pólo do mercado. Ele representa 40% dos filmes nacionais lançados em 2010, 95% do público e 95% da renda do cinema nacional em 2010. Além disso, 75% dos lançamentos nacionais com mais de 50 mil espectadores e 51% das produções estrangeiras feitas no país são do Rio.

As perspectivas para o futuro da cidade e estado são enormes, pois diversos fatores convergiram e criaram uma oportunidade única para o setor audiovisual do Rio: não apenas existem conteúdos diversos de filmes de grande orçamento como “Rio”, “Velozes e Furiosos 5” e “Amanhecer” (que possui parte de suas filmagens feitas em Paraty) sendo exibidos, como também o Rio vive um momento de muitos investimentos e obras de infraestrutura. “Por causa da Copa do Mundo e das Olimpíadas o investimento na cidade está alto. Isto combinado aos programas e serviços estabelecidos pela Filme Rio – Rio Film Commission desde de sua criação, com o total apoio municipal e estadual, faz com que o Rio de Janeiro esteja em uma posição privilegiada para se tornar um centro regional e mundial de produção de conteúdo audiovisual”, continua Solot.