Exposição mostra Rio antigo em preto e branco

Até o dia 22 de maio, o Centro Cultural Justiça Federal apresenta exposição que revela um Rio de Janeiro bem diferente do atual. Trata-se da exposição de fotografias "Memórias da Cidade". Idealizada pela agência O Globo, a mostra traz imagens em preto e branco do Rio de Janeiro das décadas de 1950 e 1960.

Até o dia 22 de maio, o Centro Cultural Justiça Federal, localizado no centro da cidade do Rio, apresenta exposição que revela um Rio de Janeiro bem diferente do atual. Trata-se da exposição de fotografias "Memórias da Cidade". Idealizada pela agência O Globo, a mostra traz imagens em preto e branco do Rio de Janeiro das décadas de 1950 e 1960 - período em que as fotos foram feitas.

Entre as imagens encontram-se o bondinho do Pão de Açúcar, os famosos bondes que circulavam do centro da cidade ao Leblon e, é claro, as praias do Rio. “Quem vier visitar a exposição vai encontrar um material da cidade que mostra o mobiliário urbano, a moda da época, o antigo conceito da cidade, o habito dos cariocas daquele tempo e mais”, explica Paulo Moreira, coordenador de imagens da agência o Globo.

São 34 retratos impressos em formato de 120mm- clássico da fotografia analógica. “Procuramos valorizar os olhares sensíveis dos repórteres fotográficos, por vezes anônimos, mostrando o Rio por seus lugares e personagens. O Rio se mostra de forma desconhecida para nossos olhos e memória, ao mesmo tempo silencioso e elegante. Até quem não viveu essa época sentirá saudades da cidade que em meados do século XX experimentou uma explosão cultural e artística fenomenal”, explica o designer Jair de Souza, responsável pela organização e catálogo da exposição. Junto à exposição também acontece, em uma sala especial, uma projeção multimídia com aproximadamente 40 fotos. A entrada é franca e funciona de terça a domingo, das 12h às 19h.

Serviço:

Exposição Memórias da Cidade

Data: até 22/05

Horário: das 12h às 19h

Endereço: Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro / RJ. Galerias do 1º andar