Alerj inaugura departamento com exposição sobre amamentação materna

O Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) será inaugurado no próximo dia 26/04, às 18h30 , com a exposição AmaMentAção, do fotógrafo Willian Santos, que nos últimos 13 anos, retrata, nas mais distintas circunstâncias e épocas, mulheres que amamentam seus bebês.

O Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) será inaugurado no próximo dia 26/04, às 18h30 , com a exposição AmaMentAção, do fotógrafo Willian Santos, que nos últimos 13 anos, retrata, nas mais distintas circunstâncias e épocas, mulheres que amamentam seus bebês, com o objetivo de colaborar com a promoção dos programas de aleitamento materno, tanto no estado do Rio de Janeiro como no Brasil. A exposição AmaMentação será lançada no dia 26/04, às 18h30, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), com a distribuição de material explicativo sobre a importância e dicas de uma amamentação prazerosa. “A amamentação materna é um ato de amor e também o meio mais eficiente para garantir a saúde física e mental do bebê. Por duas vezes esta exposição participou da abertura de salas de apoio ao aleitamento materno, e estamos orgulhosos em abrir as portas da Alerj para que o cidadão fluminense possa refletir sobre a importância dessa prática”, ponderou Melo.

Para a presidente da Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, deputada Claise Maria Zito (PSDB), o leite materno é vida e deve ser entendido desta forma. “Amamentar é manter a vida. Infelizmente, algumas mães não produzem o leite materno, com isso seus bebês têm o risco de ter a saúde comprometida. Para defender a vida destes bebês apresentei nesta Casa um projeto de lei que cria a semana de doação de leite materno a ser comemorada em outubro, uma vez que em 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano no Brasil”, disse a parlamentar.

A mostra ficará na Casa até o dia 26 de maio, no Saguão Getúlio Vargas, no Palácio Tiradentes, das 10h às 17h. Aos domingos, a exposição, que é gratuita, estará aberta das 10h às 12h. "Esse trabalho com mães e bebês sobre maneiras de aleitar, e as formas de amamentar, pois a amamentação é algo que se aprende, tem me dado muito orgulho. Só em Cabo Frio foram mais de 2 mil crianças de escolas públicas a assistir a exposição”, destaca Santos. A exposição AmaMentaAção entra em seu quinto ano de itinerância e reúne material fotográfico produzido de 1994 a 2006 , na Maternidade Escola/UFRJ e fora dela. “Além de esclarecer dúvidas, a exposição acaba estimulando grupos de mulheres em sua decisão pelo ato de amamentar”, assegura Santos.

A mostra, que reúne 26 fotografias, dois banners e 14 painéis, aconteceu em vários espaços culturais na capital, como na Maternidade Escola, no Metrô-Rio (Estação Copacabana), no Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), no Edifício Sede da Petrobras e no Hospital Universitário da UFRJ, além das cidades de Iguaba Grande (RJ), Porto Alegre (RS) e Ipiranga (MG).


Exposição AmaMentAção

Saguão Getúlio Vargas, no Palácio Tiradentes, na Rua Dom Manuel, s/n.

Segunda a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos, das 12h às 17h.

 

 


Texto de Symone Munay

Comunicação Social da Alerj