Fórum apresenta princípios para um projeto de lei sustentável

“A sustentabilidade é desafio para os cidadãos, empresas e o Parlamento. Por isso a importância de tornar este conceito palpável”, afirmou nesta segunda-feira (19/04), a secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, Geiza Rocha, durante o encontro realizado na Câmara de Vereadores do Rio.

“A sustentabilidade é desafio para os cidadãos, empresas e o Parlamento. Por isso a importância de tornar este conceito palpável”, afirmou nesta segunda-feira (19/04), a secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, Geiza Rocha, durante o encontro realizado na Câmara de Vereadores do Rio para discutir políticas públicas de sustentabilidade e novos destinos para resíduos sólidos. Na ocasião, a secretária-geral apresentou documento redigido pela Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável do Fórum, e publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo, que define os princípios norteadores para o desenvolvimento sustentável e enumeram dez ações desejáveis para incentivá-lo.

Segundo Geiza Rocha, a Alerj realizou em 2008, por meio do Fórum, um grande debate em que foi evidenciada a necessidade de ver a reciclagem como uma cadeia produtiva e de criar incentivos para o seu desenvolvimento. “Estamos acompanhando este debate que agora toma um novo rumo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. E estamos à disposição para promover outros encontros”, ressaltou a secretária-geral, que recebeu das mãos do vereador João Mendes de Jesus uma moção de louvor e aplausos pela iniciativa de promover ações e mobilizações que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cidade.  

O evento reuniu representantes públicos e especialistas que falaram sobre ações que estão sendo promovidas para incentivo à reciclagem, como a Campanha Limpa Brasil, o projeto da Light, que será realizado no Morro Dona Marta e que tem como objetivo estimular a coleta seletiva a partir da troca de materiais recicláveis por créditos na conta do consumidor.

O vereador João Mendes de Jesus aproveitou a oportunidade para anunciar que já encaminhou requerimento à Mesa Diretora da Casa para criação de uma Comissão Especial que analisará o destino dos resíduos sólidos no Município. “A reciclagem apresenta-se viável economicamente, assim como ecologicamente correta. Se o homem souber cuidar da natureza, com certeza teremos um mundo mais limpo”, reforçou o parlamentar.

Participaram do debate o presidente da Associação Brasileira da Cadeia de Sustentabilidade Ambiental do Pet e da Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro, Edson Freitas, o presidente do Instituto Sócio Ambiental do Plástico do Brasil, Francisco Esmeraldo de Assis, o diretor da COMLURB, José Henrique Penido, o advogado empresarial e tributarista Reinaldo Martins, e a representante da Atitude Brasil, Júlia Faquini