Fórum participa de debate sobre resíduos sólidos na Câmara de Vereadores

Nesta segunda-feira (18/04), a secretária-geral do Fórum Permanente, Geiza Rocha, irá participar do evento “O caminho limpo do lixo: sustentabilidade e resíduos sólidos”. objetivo do encontro é promover ideias que incentivem atividades relacionadas a reciclagem e ao meio ambiente.

Nesta segunda-feira (18/04), às 9h, a secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, Geiza Rocha, irá participar do evento “O caminho limpo do lixo: sustentabilidade e resíduos sólidos”.O objetivo do encontro é promover ideias que incentivem e fomentem atividades relacionadas a reciclagem e ao meio ambiente. Paralelamente ao encontro, que ocorrerá no Plenário Teotônio Villela, no palácio Pedro Ernesto, será realizada uma exposição de materiais recicláveis, contendo informações sobre coleta seletiva, ciclo da reciclagem e produtos sustentáveis. "O Fórum vem há algum tempo debatendo e buscando entender a questão da reciclagem enquanto cadeia produtiva. Vimos nesta iniciativa  a oportunidade de conhecer projetos que promovem a coleta seletiva e uma melhor destinação final para os resíduos sólidos no estado e de trazer para as nossas câmaras setoriais estas experiências", explica a secretária-geral.

Além da secretária-geral, integrarão a mesa de abertura do evento o vereador João Mendes, o presidente da Associação Brasileira da Cadeia de Sustentabilidade Ambiental do PET (Abrepet), Edson Freitas, o engenheiro Francisco Esmeraldo de Assis, que preside o Instituto Sócioambiental do Plástico do Brasil, o líder do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado, Sebastião Santos e a representante do Atitude Brasil, Julia Faquini.

O Palácio Pedro Ernesto fica na Praça Floriano, s/n, Cinelândia.

Confira a programação:
"O caminho limpo do lixo: sustentabilidade e resíduos sólidos"

Abertura: Vereador João Mendes, Edson Freitas (presidente da Abrepet), Francisco Esmeraldo de Assis (presidente do Instituto Socioambiental do Plastico do Brasil), Julia Faquini (Atitutde Brasil), Sebastião Santos (líder do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado) e Geiza Rocha (secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado).

Palestras:

Edson Heleno – Engenheiro Químico

"Novas Tecnologias para reciclagem das embalagens PET"

Reinaldo Martins – Advogado empresarial e tributário

"O devido tratamento tributário para cadeia produtiva da reciclagem com a nova PNRS"

Milton Pilão – diretor da Foxx

"Como a reciclagem enrgética aumenta a capitação de mais matérias para a reciclagem mecânica, se ela depende desses mesmos materiais para funcionar e como irá funcionar"

Francisco Esmeraldo de Assis- Engenheiro

"Sustentabilidade do plástico com a PNRS ( Política Nacional de Residuos Sólidos)"

Júlia Faquini – Atitude Brasil – Coordenadora Limpa Brasil –

"Projeto LIMPA BRASIL LET’S DO!"

Fernanda Mayrink – Gerência de atendimento às comunidades

"Apresentação do Projeto Light Recicle"

Claudete da Costa Ferreira- Presidente da Cooperativa Reciclando para viver e coordenadora do movimento nacional dos catadores

"A importância do catador na coleta seletiva dos municipios"