Projeto Carioquinha pretende mobilizar moradores do Rio e Grande Rio

Para estimular o carioca a se tornar turista em sua própria cidade, o projeto “Carioquinha”concede descontos e programações especiais nos pontos e serviços turísticos do Rio de Janeiro aos moradores ou nascidos na cidade ou do Grande Rio*. A edição deste ano começa dia 28 de maio e se estende até o dia 3 de julho.

Milhares de turistas chegam todos os anos para desfrutar das paisagens e eventos da cidade do Rio de Janeiro. E para estimular o carioca a se tornar turista em sua própria cidade, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), com apoio da RioTur, promove há 13 anos o projeto “Carioquinha”, que concede descontos e programações especiais nos pontos e serviços turísticos do Rio de Janeiro àqueles que provarem serem moradores ou nascidos na cidade ou do Grande Rio*. A edição deste ano tem início previsto para dia 28 de maio e se estende até 3 de julho de 2011.

Idealizado pela jornalista Martha Mendes, o projeto nasceu da idéia de incentivar os moradores a passearem e conhecerem a cidade por meio da redução do preço das atrações e serviços. Os resultados, segundo ela, têm sido cada vez melhores. Em 2010, por exemplo, os restaurantes participantes do projetos chegaram a receber mais de 100 mil visitantes durante a campanha. “O grande termômetro do sucesso do projeto é o nosso site . Temos mais de 121 mil pessoas residentes ou cariocas registrados. Isso, para um site que não vende nada, apenas uma idéia, é muita coisa. Outro indicador são as ligações que recebemos quando o início do projeto se aproxima. As pessoas querem saber quais serão os estabelecimentos que vão participar dessa edição, por que não se amplia a programação e o número de pontos”, explica a coordenadora do projeto, Elaine Gerpe.

Para conferir os pontos da cidade que participam do Carioquinha e se cadastrar clique aqui.

* Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.