Fórum Permanente discute propostas para segurança e tecnologia no Estado

Segurança, tecnologia e legado. Esse será o foco do próximo ciclo de debates da Câmara Setorial de Tecnologia do Fórum de Desenvolvimento. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (14/04), durante encontro promovido pelo grupo. Este Centro terá recursos tecnológicos para gestão de crises e de grandes eventos.

Segurança, tecnologia e legado. Esse será o foco do próximo ciclo de debates da Câmara Setorial de Tecnologia do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (14/04), durante encontro promovido pelo grupo. "Vamos focar no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que está sendo construído pelo governo do estado para a Copa e as Olimpíadas, e na análise sobre de que forma podemos transformar a segurança pública em um legado real para a população", explica a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Este Centro, projetado pelo governo estadual, terá recursos tecnológicos e objetivos operacionais, com teleatendimentos e um maior monitoramento para gestão de crises e de grandes eventos. Semelhantemente ao CICC da Prefeitura, ele também contará com representantes de oito órgãos das três esferas de governo (municipal, estadual e federal). Estarão presentes a Guarda Municipal, a Defesa Civil municipal, a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as polícias civil e militar do estado do Rio, o Corpo de Bombeiros do Rio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e outras organizações públicas e concessionárias.

A proposta da Câmara é reunir setores para debater propostas e alinhar ações tanto na área de segurança, quanto na de tecnologia. "Encerramos o primeiro ciclo com uma análise da área de transportes. Temos que consolidar as conclusões do grupo sobre o setor num documento e dar início a este novo ciclo", resume a secretária-geral.