Gestão de veículos e cargas será debatida em evento no Rio

Colocar em prática, em cadeia nacional, o Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, denominado Projeto Brasil ID a partir da tecnologia 915MHz e o impacto disso nas rodovias. Este é um dos temas que serão debatidos durante o II Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte.

Colocar em prática, em cadeia nacional, o Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, denominado Projeto Brasil ID a partir da tecnologia 915MHz e o impacto disso nas rodovias. Este é um dos temas que serão debatidos durante o II Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte – Tecnologia para Mobilidade Urbana, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções RB1 (RJ). Na ocasião, o diretor do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, Dario Sassi Thober, falará sobre o sistema, desenvolvido pela Fundação Von Braun, que utiliza um conjunto de soluções tecnológicas padronizadas para reduzir os riscos associados à fabricação e à logística de transporte de mercadorias que circulam pelo país, além de reduzir a sonegação fiscal.

O encontro é direcionado a empresários, presidentes, diretores, gerentes e técnicos das áreas de Tecnologia, Integração de sistemas, Logística, Seguradoras, Montadoras de veículos, Concessionárias de rodovias, Metrô, Empresas de ônibus, além de representantes do DENATRAN, DETRAN, CET-RIO, ANTT, Fetranspor, Ministério dos Transportes, Cidade, Ciência e Tecnologia, Secretarias (Municipais e Estaduais), Órgãos do Governo e universidades. Com apoio do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe (PET) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o II Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte – Tecnologia para Mobilidade Urbana vai colocar em discussão o desafio de melhorar a Mobilidade Urbana, de Veículos e Cargas no País até a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

O foco será nas apresentações de estudos de caso, disponibilidades de recursos existentes para melhorar a infraestrutura e em tecnologias de ponta para mobilidade urbana, veículos e cargas, através do novo Sistema de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) e do Projeto Brasil ID. O SINIAV prevê, em 2014, a implantação de chips eletrônicos em veículos para que possam ser identificados eletronicamente por antenas dispostas nas cidades, tornando mais inteligentes e eficientes os sistemas de gestão de transportes nas grandes cidades, integrando recursos de informação, comunicação telemática, infraestrutura e de ferramentas de gerenciamento de veículos e cargas.

Para que seja possível instalar o SINIAV e o Brasil-ID de maneira efetiva em uma cidade ou rodovia é necessário utilizar grandes quantidades de componentes. O mais básico deles é um chip eletrônico, que será afixado no veiculo, nas Notas Fiscais, nos Conhecimentos de Transporte e na própria mercadoria. As placas eletrônicas e as centrais de processamento se comunicam através das antenas transmissoras que permitam, por determinação dos órgãos governamentais, Denatran e Secretarias da Fazenda dos Estados (SEFAZ), a leitura e gravação de dados nos chips analisados..

Coordenado pelo Encontro Nacional dos Administradores Tributários (ENCAT) e pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do FINEP, o Projeto Brasil-ID incorpora os conceitos dos Documentos Fiscais Eletrônicos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e). O sistema é baseado na tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) e em tecnologias associadas de telecomunicação, definindo um padrão comum para o rastreamento e a autenticação de todo tipo de produto em circulação pelo país.

Os projetos-piloto estão sendo conduzidos através de corredores que passam por 16 Estados da União, por dezenas de empresas nos vários estágios da cadeia logística e em alguns segmentos mercantis. Participam ainda do projeto outras instituições de pesquisa e desenvolvimento. Com a estruturação de serviços de rastreamento e verificação de autenticidade de mercadorias é possível promover a segurança e a otimização do comércio e circulação em cada um desses Estados.

A Fundação Von Braun é uma organização genuinamente brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1997. Sua missão é realizar exploração científica estruturando, ao mesmo tempo, oportunidades de inovação associadas. O Centro trabalha nas áreas de Sistemas (Hardware & Software), Microeletrônica, Nanotecnologia, Física Aplicada, RFID e Automação (ótica,  robótica).

Serviço

Dias 24 e 25 de maio

Local: Centro de Convenções RB1  COLOCAR O ENDEREÇO COMPLETO.

Inscrições: Profissionais R$ 300,00/ Estudantes R$  80,00

Para se inscrever solicite o formulário de inscrição pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ou ligue para o Atendimento ao Participante:
(21) 2262-9401 / 2215-2245.