Projeto ForSoft abre vagas para treinar 300 jovens

Treinar 300 jovens. Essa é a meta do ForSoft para 2011. Um projeto criado em 2009, com o objetivo de formar jovens, recrutados em comunidades carentes, e que estejam cursando ou tenham o segundo grau completo, como programadores de computador. Foram cerca de oito empresas participantes e 90 vagas abertas em 2010.

Treinar 300 jovens. Essa é a meta do ForSoft para 2011. Um projeto criado em 2009, com o objetivo de formar jovens, recrutados em comunidades carentes, e que estejam cursando ou tenham o segundo grau completo, como programadores de computador. Foram cerca de oito empresas participantes e 90 vagas abertas em 2010. Este ano, o projeto, idealizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), pretende conseguir mais de 100 vagas para esses jovens e dar continuidade ao projeto pós-piloto de 2010. Para buscar novas parcerias e ideias para o curso a Assespro organizou nesta quinta-feira (31/03), às 8h30, um café da manhã no Hotel Guanabara. O curso terá duração  do dia 30/05 a 30/11, com 50 horas de aula, sendo elas presenciais e pelo sistema de Educação a Distância (EAD), com aulas de inglês voltado para TI e programação de computadores, para os 30 alunos presentes em cada turma.

Segundo o vice-presidente da Associação, Álvaro Cysneiros, o intuito também é permitir a contratação pelas empresas-madrinhas, que patrocinam o curso, de uma mão-de-obra especializada a um custo subsidiado, com a vantagem de se realizar inclusão social. “É um instrumento para incluir as pessoas que não tem emprego, no mercado. Incluir no treinamento, capacitar e empregar. Esse é nosso foco", afirmou o empresário. Além disso, Álvaro também comentou sobre os resultados que o projeto, no ano passado, trouxe durante o curso, com a frequência e dedicação dos alunos, além dos benefícios às empresas. “Nós tivemos uma evasão de menos de 25%, com 32 pessoas contratadas. Durante as aulas, a média de frequência foi de 96%. Portanto, ganha a empresa; ganha os patrocinadores e também, é claro, o jovem que está se especializando. Isso é só um instrumento para profissionalização, mas é um instrumento concreto”, ressaltou o vice-presidente.

Sobre o assunto, Ilan Goldman, presidente da Assespro, que também participou do evento e enfatizou a importância que esse trabalho tem para toda a sociedade. “Criando o caminho de oportunidades, dando um ajuste, nós estamos estendendo as mãos para que o jovem se sinta integrado na sociedade, o que traz um retorno muito bom. No que for desenvolvido ou implementado, usando parte do que for investido pelas empresas, iremos ter um trabalho múltiplo: a empresa tem o gasto, mas também tem o retorno, ela ganha", enfatizou Ilan.

Para o candidato se inscrever, ele deverá fazer o cadastro preliminar na Secretaria da Assespro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou através do site www.assespro.org.br. Já as empresas interessadas em serem madrinhas do projeto, tem até o dia 15/04 para realizar o cadastro, também pelo mesmo endereço citado, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 2507-7181.