Transportes terão R$ 30 bilhões de investimentos até 2016

O secretário de estado de Transportes, Julio Lopes, anunciou nesta segunda-feira (28/03) que, até os Jogos Olímpicos de 2016, serão investidos R$ 30 bilhões no desenvolvimento do transporte público do estado. A meta foi apresentada durante o debate "Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transportes".

O secretário de estado de Transportes, Julio Lopes, anunciou nesta segunda-feira (28/03) que, até os Jogos Olímpicos de 2016, serão investidos R$ 30 bilhões no desenvolvimento do transporte público do estado. A meta foi apresentada durante o debate "Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transportes", organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio. O objetivo do evento foi aprofundar o debate sobre legado dos mega eventos para o estado, focando nas infraestruturas de transporte e de tecnologia da informação. Para o deputado Luiz Paulo (PSDB), que presidiu o encontro, o investimento garantirá um legado positivo para o Rio. “Acho que há abandono no transporte hidroviário e também na questão da logística e de carros, mas o transporte é um quesito fundamental de hoje e de amanhã”, analisou o parlamentar.

Segundo o secretário, a região Metropolitana é o principal foco desses investimentos, que pretendem garantir 234 novos veículos para os passageiros da SuperVia e do Metrô. “Sem dúvida a vida do cidadão do Rio de janeiro, principalmente na área metropolitana, vai mudar completamente pela perspectiva da mobilidade. Os corredores de BRT da prefeitura serão integrados aos investimentos que o estado está fazendo. Essa logística vai, de fato, dar uma vida muito melhor ao cidadão carioca, ao usuário da SuperVia, ao usuário do Metrô e ao usuário do sistema coletivo de transporte”, disse Julio Lopes.

A Região Metropolitana conta hoje com 11,28 milhões de habitantes e 19 milhões de viagens por dia, o que representa 75% do volume de passageiros de todo o estado. O grande desafio para o Governo será preparar o Rio de Janeiro para os mega eventos internacionais que estão por vir, como os Jogos Mundiais Militares, este ano, a Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016. Secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório acredita que uma das grandes armas para ajudar nesse desafio é o novo e moderno Centro de Operações Rio, que reúne 30 órgãos interligados em um painel de alta definição. “O Centro de Operações Rio tem três grandes objetivos. O primeiro é operar a cidade no seu dia a dia, fazendo com que ela seja mais funcional e eficiente para o seu cidadão. O segundo é administrar a cidade em momentos de crise ou emergência, centralizando as informações e podendo atender as emergências com mais eficiência e rapidez. O terceiro grande objetivo é operar a cidade em grandes eventos que ela tem que organizar, como os eventos regulares, Carnaval e Ano Novo, ou mega eventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, explicou Osório.

Também presente no debate, o presidente da SuperVia,Carlos Jo´se da Cunha, disse que em 2011 vão chegar 30 novos trens vindos da China. Até 2016 serão mais 90 composições. “Estamos fazendo, ainda, a reforma de três grandes oficinas, a modernização de mais 84 veículos e a reforma do sistema de sinalização”, disse Carlos José. Já em benefício dos passageiros do Metrô, foi destacada a compra de 114 novos carros, a criação da Linha Quatro, que levará o usuário da Zona Sul à Barra da Tijuca, as novas estações da Cidade Nova e Uruguai e a reforma de outras estações e do centro de controle. Para o setor rodoviário, o grande destaque ficou por conta do novo sistema BRT, que proporciona uma pista exclusiva para os ônibus de alguns pontos da cidade. “Essa é a melhor solução para o Rio e para os Jogos Olímpicos. É uma grande oportunidade para a introdução de novas tecnologias no sistema de ônibus urbanos”, comentou Julio Lopes.

Tecnologia para vencer gargalos

Na segunda parte do encontro o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, Ilan Goldman, ressaltou a importância de que parte dos investimentos em transportes seja feita na área de tecnologia. Ele e o diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio, Alberto Blois, defenderam a importância de atrair as empresas de tecnologia da informação para a construção de soluções que melhorem a mobilidade no estado.

De acordo com Goldman, as empresas do estado reúnem competência e casos de sucesso em diferentes áreas, que a fazem competitivas não só no estado, como também no mundo. “Outra necessidade é a de utilizar melhor as redes sociais, e o estado pode ser o grande fomentador disso, não de forma paternalista, mas criando um ambiente de negócios competitivo e demandando soluções que façam as informações chegarem ao usuário”, completou Blois.

Também participaram do evento o deputado Paulo Ramos (PDT), o presidente da Fetranspor, Lelis Teixeira, o presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, o professor Paulo Cezar Ribeiro, da Coppe/UFRJ, e Lia Lombardi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

• forum_lpaulo_fb_28_03_11

Leia a transcrição completa do evento
Veja aqui as apresentações dos palestrantes
Acompanhe a repercussão do evento na imprensa